Folhablu | Imponência arquitetônica do Hotel Holetz vive apenas na memória blumenauense


Imponência arquitetônica do Hotel Holetz vive apenas na memória blumenauense

Publicado em: 2015-11-13 08:27:51

Durante cerca de meio século - de 1902 a 1959 - a cidade de Blumenau contou com uma construção marcada por sua imponência arquitetônica, sobretudo para a época. Trata-se do prédio do Hotel Holetz, localizado na esquina da Alameda Rio Branco com a Rua XV de Novembro. Inaugurado em 1º de setembro de 1902, o Hotel Holetz se manteve de pé por quase meio século. Por décadas, o empreendimento da família Holetz foi o melhor da cidade. Em 1959, foi iniciada a construção do edifício do Grande Hotel Blumenau. Com ele, Blumenau ganhou um símbolo de modernidade e da sua pujança. A história perdeu.

 

Mais de cinquenta anos se passaram. Do magnífico projeto arquitetônico do Hotel Holetz sobrou a memória. Da modernidade do Grande Hotel Blumenau, restou a estrutura, o edifício. O hotel construído para ser referência em hotelaria fechou as portas em 2014 atolado em dívidas. Blumenau perdeu.

 

Com sua história demolida, o Holetz permanece vivo apenas na lembrança cada dia mais distante, cada dia mais apagada, do blumenauense. Saudosos, os cidadãos mais antigos devem suspirar enquanto pensam: "Ah, Holetz, aquele sim um grande hotel"...

 

Por Fábio Souza

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial