Folhablu | Inforgráfico: Patagônia


Inforgráfico: Patagônia

Publicado em: 2014-01-20 14:25:38

A Patagônia se localiza no extremo sul do continente americano, geralmente abaixo do paralelo 49°S. Sua área abrange tanto a Argentina como o Chile e possui paisagens únicas e uma rica diversidade de fauna e flora. Não é à toa que, a cada ano, a Patagônia firma-se como um dos destinos mais procurados por turistas de todo o mundo.

 

A Patagônia é uma região com grande variedade de geografia e clima. Planícies semiáridas, altas montanhas, falésias gigantescas, praias inóspitas, bosques e lagos azul-turquesa dividem o mesmo ambiente. Por outro lado, uma grande quantidade e variedade de animais habitam em suas costas e nos seus interiores. Raposa, guanacos, condores, baleias e pinguins encontram refúgio nesta região ainda selvagem. A criação de parques nacionais e reservas naturais garante a preservação de todos os tipos de ecossistemas encontrados por lá. Entre os parques mais visitados está o de Torres del Paine, no Chile, que abriga um dos ecossistemas mais importantes do mundo. Na Argentina, os principais são Terra do Fogo, em Ushuaia, Los Glaciares, em El Calafate, e Nahuel Huapi, em Bariloche. A reserva de fauna de Península Valdes, em Puerto Madrin, também é muito visitada por turistas que buscam observar baleias, golfinhos, elefantes marinhos e pinguins. Para quem gosta de aventura não faltam opções como trekking, escalada, mountain bike, rafting, canoagem, cavalgada e ski. Para quem procura conforto, a Patagônia abriga cidades bem estruturadas e estações de esqui de nível internacional. Ushuaia e Bariloche são conhecidas como alguns dos melhores centros invernais da América do Sul. Do extremo do continente, desde Ushuaia e Punta Arenas, partem também cruzeiros e voos que visitam os canais chilenos, o cabo Horn (ponto extremo da América) e a Península Antártida.

 

A Patagônia pode ser visitada durante o ano inteiro. Para quem procura o verde e os animais, a melhor época é entre novembro e março (primavera e verão). O clima é menos frio e os dias são mais longos. Os glaciares estão abertos e ativos durante todo o ano. Para quem procura atividades de neve, os melhores períodos são de meados de junho a setembro, embora em alguns anos as estações de esqui permaneçam abertas até meados de outubro. Nestes meses, o clima é mais frio, porém a temperatura raramente cai abaixo dos 5°C.

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial