Folhablu | Inédito no Brasil, documentário sobre Ingmar Bergman estreia no Curta! no dia em que o diretor completaria cem anos


Inédito no Brasil, documentário sobre Ingmar Bergman estreia no Curta! no dia em que o diretor completaria cem anos

Publicado em: 2018-07-10 03:37:54

 

O documentário Ingmar Bergman - Por Trás da Máscara estreia com exclusividade no Curta! sábado, dia 14, às 22h10, dia em que Bergman completaria cem anos. A produção enfoca um momento peculiar da vida do cineasta sueco: o ano em que, recuperando-se de uma profunda crise, ele rodou Persona, tido como um dos melhores filmes de todos os tempos. Filmado na Ilha de Fårö durante um período conturbado para o realizador, Persona marcou a primeira aparição de Liv Ullmann em uma de suas obras. A atriz, que viria a ser considerada sua maior “musa”, teve com ele uma filha. Único diretor a ser premiado com a Palma das Palmas no Festival de Cannes, Bergman é visto como o mestre maior por cineastas como Quentin Tarantino, Woody Allen e Michael Haneke.

 

No final do século 19 surgiu a fotomontagem, um método artístico que abriu caminho para uma nova forma de pensar juntando imagens, ideias, misturando contrastes e criando significados. Valério Vieira foi um dos primeiros a trabalhar com essa técnica no Brasil. No episódio inédito de Instantes Cruzados, que vai ao ar na Terça das Artes, nesta terça, dia 10, às 23h30, Helena de Barros debate com Milton Guran a evolução no processo de manipulação de imagens e cria a sua versão de Os Trinta Valérios, fotomontagem icônica do artista.

 

Na Quarta de Cinema, dia 11, às 20 horas, a faixa A Vida é Curta! apresenta uma seleção de filmes sobre artistas da bossa nova, celebrando os 60 anos do movimento. Abrindo a faixa, Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família, traz o olhar afetivo da filha Susana Moraes, que dirige a produção. A obra mostra o artista na intimidade: o homem que colecionou títulos, de poeta até diplomata, e que vivia cercado de amigos como Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Encerra a sessão o curta Nelson Cavaquinho, que mostra o cotidiano do sambista e é dirigido por Leon Hirszman. A produção ganhou o prêmio Destaque do Júri no Festival Brasileiro de Curta-Metragem, em 1971, e foi montada pelo amigo de Hirszman e também cineasta Eduardo Escorel.

 

Na Quinta do Pensamento, dia 12, às 23h30, o episódio inédito da série documental Alegorias do Brasil trata do jeitinho brasileiro. O Brasil não é o único país onde as pessoas dão seu jeitinho, mas provavelmente é o único que se reconhece e se identifica por esse procedimento. O jeitinho é um elemento ambivalente da cultura: de um lado, é desprezo às regras e às leis; mas, de outro lado, é a alternativa criativa para superar o desamparo institucional. No Brasil, o jeitinho parece ser ao mesmo tempo nossa danação e nossa salvação.

 

Alegorias do Brasil é a primeira produção do cineasta Murilo Salles idealizada exclusivamente para a TV.  Ao longo de 13 episódios, as alegorias brasileiras - ou seja, as expressões culturais que afirmam a nossa identidade - serão colocadas em discussão e analisadas por nomes como Francisco Bosco, Silviano Santiago, Maria Rita Kehl e Nuno Ramos. A série é uma produção da Cinema Brasil Digital com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da Ancine.

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados