Folhablu | Obra de jusfilósofo italiano une política e direito


Obra de jusfilósofo italiano une política e direito

Publicado em: 2017-03-07 10:30:48

A Edipro, editora especializada em publicações jurídicas, lança A Teoria das Formas de Governo - Na História do Pensamento Político, do especialista em teorias sociopolíticas, o italiano Norberto Bobbio.

 

Considerado um dos maiores pensadores do direito contemporâneo, Bobbio tem uma prosa de fascínio próprio, pelo fato da vasta erudição e a clareza positiva buscada com consciência em seus discursos, e estas características transformaram o autor numa referência nos estudos na área.

 

Esta obra é originada de um curso universitário que o escritor ministrava em uma universidade de Turim. Leva a discussão acerca das teorias do governo a um nível mais complexo, pois traz textos clássicos, que se fundem e contrapõem, abrangendo a teoria política e a teoria jurídica.

 

Com uma visão sistemática, o autor demonstra os conceitos, apresentados ao longo dos séculos, das formas de governo e o impacto que cada modelo surtiu na definição da esfera relativamente autônoma da ação humana, a saber e a ação política.

 

A passagem de uma forma para outra parece de modo predeterminado, necessária e inderrogável. A obra discorre sobre a teoria geral sob o prisma das formas de governo. Deste modo, a política aparece em seu caráter específico, que é preciso tratar com cuidado para não se tornar expressão mecânica de relações que se dão fora de seu âmbito.

 

A Teoria das Formas de Governo - Na História do Pensamento Político é uma das obras mais importante de Norberto Bobbio, didática e discute o tema de forma enriquecedora abordando diversos pensadores clássicos, como Platão, Aristóteles, Políbio, Maquiavel, Bodin, Hobbes, Vico, Montesquieu, Hegel e Marx. Neste sentido, é imprescindível que seja fonte de pesquisa para os estudiosos e interessados pelo assunto.

 

Mâitre-à-penser (mestre do pensamento) do século 20. Foi assim que o jornal francês Le Monde se referiu ao jusfilósofo Norberto Bobbio. Nasceu em Turim, em 18 de outubro de 1909. Formou-se em filosofia e direito, e foi jornalista e professor emérito das universidades de Turim, Paris, Buenos Aires, Madri e Bolonha. “Cada vez sabemos menos”, essa é uma das impactantes frases deste grande pensador que publicou mais de 20 obras e foi um apaixonado por teoria política e direitos individuais. Na Segunda Guerra Mundial, Bobbio fez parte do movimento de resistência, ligando-se a grupos liberais e socialistas que combatiam a ditadura do fascismo. Foi um ponto de referência no debate intelectual e político de seu tempo, e continua a ser para aqueles que defendem a democracia. Em 1984 foi nomeado senador vitalício pelo presidente italiano Sandro Pertini, e faleceu em 2004, aos 95 anos.

 

Serviço

 

  • Título: A Teoria das Formas de Governo - Na História do Pensamento Político

  • Autor: Norberto Bobbio

  • Tradução: Luiz Sérgio Henriques

  • Páginas: 208

  • Tamanho: 14  cm x 21 cm

  • Editora: Edipro

  • Preço: R$ 49,00

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial