Folhablu | Quadros do TJDFT integram exposição 100 Anos de Athos Bulcão


Quadros do TJDFT integram exposição 100 Anos de Athos Bulcão

Publicado em: 2018-03-21 18:23:50

 

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) participa da homenagem ao centenário do renomado pintor brasileiro Athos Bulcão. O TJDFT emprestou à Fundação Athos Bulcão, pelo período de um ano, dois quadros de seu acervo para compor a exposição itinerante, que vai percorrer capitais brasileiras em homenagem ao artista.

 

As pinturas, até então pouco conhecidas do público, pertencem ao tribunal e ficavam no gabinete da presidência, tendo sido somadas ao acervo do TJDFT ainda nos anos 60. As obras são: Carnaval e Mascarados, ambas pintadas em 1962, uma medindo 1 m x 33 cm e a outra com 60 cm x 40 cm.

 

Os quadros do TJDFT compõem a exposição iniciada no dia 16 de janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB Brasília, e segue em itinerância para Belo Horizonte e São Paulo. Na mostra, os quadros integram a série Carnavais, onde a relação do artista com a pintura sacra é extraordinária, afirma Marília Panitz, curadora da exposição.

 

Devido às comemorações do centenário do artista, a Fundação Athos Bulcão solicitou o empréstimo das obras ao tribunal, em novembro de 2017, o que foi aceito pelo presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado, que é carioca e, assim como a artista, fez de Brasília sua residência. Nesse contexto, o magistrado enalteceu não somente as homenagens, mas o significado do artista para a cidade, que foi o principal colaborador de Oscar Niemeyer no âmbito da produção plástica e da integração arte-arquitetura da capital, tendo deixado na cidade uma marca única e definitiva. Agora o público também pode conhecer um outro aspecto da Justiça do Distrito Federal, que tem um dos melhores acervos de arte dentro de instituições públicas.

 

Além desses, o TJDFT possui outros objetos, móveis e obras, como quadros de Di Cavalcanti, Yara Tupinambá, Rubem Valentin, Milan Dusek, Rossini Perez, Glênio Bianchetti, Athos Bulcão, entre outros. Alguns podem ser visitados no Espaço Cultural do TJDFT - Desembargadora Lila Pimenta, localizado no 10º andar do Fórum de Brasília.

 

Em abril, a exposição 100 Anos de Athos Bulcão deixa o Distrito Federal e segue para Belo Horizonte e, depois, para São Paulo. Com curadoria assinada por Marília Panitz e André Severo, os quadros do tribunal retornam para o TJDFT somente em 2019.

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados