Folhablu | Aluna do Cau vence etapa estadual do Concurso Internacional de Cartas


Aluna do Cau vence etapa estadual do Concurso Internacional de Cartas

Publicado em: 2018-05-07 15:15:08

A aluna Maria Angélica Mesadri Diniz, do Colégio de Aplicação da Univali (Cau), campus Itajaí, é a vencedora da etapa estadual do Concurso Internacional de Cartas, promovido pela União Postal Universal e realizado pelos Correios, no Brasil. A estudante de 14 anos cursa o 9º ano do ensino fundamental e obteve a quinta colocação no resultado nacional da competição.

 

Maria Angélica será premiada pelo primeiro lugar em Santa Catarina, com o valor de R$ 2.000,00 e o Cau também receberá R$ 2.500,00. O concurso congrega atividades postais de 192 países em todo o mundo. No Brasil, contempla quatro etapas - escolar, estadual, nacional e internacional. O colégio abriu inscrições para os estudantes interessados no concurso e indicou as duas melhores redações para concorrerem à etapa estadual.

 

A redação desenvolveu-se a partir do tema central desta edição do concurso, que foi Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?'.  Escrita de próprio punho, em língua portuguesa e inédita, a carta argumentativa devia conter no máximo 900 palavras.

 

"Busco concatenar palavras nos meus textos. Mesmo sendo uma dissertação, tentei dar um caráter mais poético, como uma espécie de armazém dos sentimentos humanos", comenta a estudante. Ela conta que sempre foi incentivada pela família e pelo colégio a ler e escrever. Com vocabulário rico e até rebuscado para uma jovem estudante, a aluna diz que a literatura é uma paixão recente e a arte de escrever consiste num campo vasto ainda a desbravar e desenvolver. "Tenho lido bastante, mas acho que a minha escrita ainda precisa fluir com mais naturalidade. Estou muito feliz com este reconhecimento. Como diz Paulo Coelho, é uma parte da minha lenda pessoal", ressalta.

 

O objetivo do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas é melhorar a alfabetização por meio da arte epistolar. O concurso anual incentiva crianças e adolescentes a expressarem a criatividade e a melhorarem seus conhecimentos linguísticos. A iniciativa foi criada em 1972, e conta com a participação do Brasil em todas as edições. O país já foi campeão internacional, levando o ouro por três vezes. No cenário internacional o Brasil é o segundo colocado em número de vitórias, perde apenas para a China que obteve cinco medalhas de ouro.

 

A vencedora da etapa nacional, Clarice Rilyane Oliveira da Silva, estudante do Centro Estadual de Educação Profissional Ruy Pereira dos Santos, de São Gonçalo do Amarante (RN), representará o Brasil na fase internacional que ocorre na Suíça.

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados