Folhablu | Santa Catarina tem 100% dos municípios conectados por fibra ótica


Santa Catarina tem 100% dos municípios conectados por fibra ótica

Publicado em: 2018-07-18 14:33:49

Santa Catarina tem fibra ótica em 100% dos seus municípios. O estado é uma exceção no Brasil. Somente o Rio de Janeiro e o Distrito Federal também têm todas as cidades fibradas. Os dados são do relatório da Agência Nacional de Telecomunicações 2017 (Anatel). No Brasil, o índice médio de alcance da fibra óptica é de 62%. A meta da Anatel é chegar a 75% de cidades "fibradas" em 2022.


A fibra ótica é considerada essencial para a qualidade dos serviços de banda larga, infraestrutura que se tornou indispensável para o desenvolvimento econômico de uma região. A tecnologia permite maior tráfego de dados, sem oscilação, com menos falhas e mais segurança. Para Sílvia Folster, CEO da Cianet, o custo da infraestrutura em fibra óptica ainda é um obstáculo à expansão desta tecnologia no Brasil. "É um fator determinante para o alcance da meta da Anatel. Além disso, há necessidade de mão-de-obra especializada e de um maior legado tecnológico", afirma.

 

Fundada em Florianópolis, a Cianet desenvolve soluções para provedores regionais de internet de todo o Brasil. Entre 2015 e 2017, o número de acessos por fibra aumentou cerca de 630% no mercado de provedores - de 128 mil para 936 mil. Há 25 anos no mercado, a Cianet vem investindo em inovação para integrar tecnologias de inteligência artificial às suas soluções em parceria com a IBM.

 

A qualidade e capilaridade da conexão de banda larga também é essencial para o desenvolvimento de negócios, principalmente de base tecnológica. O executivo Luiz D´Elboux, diretor de marketing da HostGator, empresa de hospedagem de sites e serviços para presença online, destaca os benefícios da popularização do acesso à internet. "A conectividade permite o acesso a melhores oportunidades de negócios para empresas e aumenta o horizonte de conhecimento do consumidor, ao prover acesso a novas informações".

 

Para Diego Brites Ramos, diretor da Teltec Solutions e da vertical Conectividade da Associação Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (Acate), o Brasil precisa promover uma política de conectividade imediatamente. "Do contrário, seremos isolados no subdesenvolvimento do mundo virtual", sentencia. O executivo alerta sobre a importância de regular a área de infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação. "Temos de ter suporte de qualidade aos investimentos em tecnologia da informação que, só no ano passado, somaram US$ 38 bilhões no Brasil, colocando nosso país em 9º lugar no ranking mundial", afirma Ramos. 

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial