Folhablu | Games interativos para pedagogia hospitalar são destaques da Hospitalar 2018


Games interativos para pedagogia hospitalar são destaques da Hospitalar 2018

Publicado em: 2018-05-03 21:48:16

Usabilidade, acessibilidade e aprendizagem através da diversão. A tríade que move a Playmove e resultou na PlayTable, primeira mesa digital interativa do país, ganha espaço na edição de 2018 da Hospitalar. A feira, voltada ao setor de saúde, acontece em maio em São Paulo e recebe o produto pela primeira vez.

 

Os jogos podem ser acessados tanto individualmente quanto por diversas crianças ao mesmo tempo. Entre as opções estão games que seguem a matriz curricular brasileira e englobam lições relacionadas às disciplinas de português, matemática e ciências, que formam a base do ensino fundamental.

 

É o caso do Guardiões da Natureza, que fala sobre a fauna brasileira e é um instrumento de apoio à aprendizagem relacionada ao tema, como a característica dos animais que compõem o bioma. Já o Papa-Letras e o Alfabééto auxiliam na alfabetização e são ideais para utilização também na pedagogia hospitalar. Um exemplo de utilização da mesa é o Hospital Santo Antônio, de Blumenau, que integra os jogos ao ensino regular voltado a crianças com internação prolongada. Outra entidade que utiliza o equipamento para entretenimento e educação é a Rede D’Or.

 

Com tecnologia infrared, que transforma a tela em uma superfície sensível a vários toques, facilita o uso por crianças com dificuldades motoras ou uso de cateteres, soros, curativos e outros materiais hospitalares. Possui ainda design anatômico e tela full HD de 21 polegadas. O portfólio de jogos apoia no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas e a estrutura não conta com peças pequenas ou que se soltam facilmente. É fácil de limpar e pode ser higienizada com produtos hospitalares comuns, mantendo a segurança do ambiente.

 

“Além de trazer um ambiente lúdico, que deixa a criança mais confortável durante o tratamento e a tira do foco do seu problema de saúde, os jogos também ajudam o profissional responsável por aplicar as lições educacionais. Temos games com conceitos matemáticos, de português, ciências, geografia e até mesmo educação financeira”, diz Marlon Souza, CEO da Playmove.

 

A PlayTable é indicada para crianças a partir dos três anos e especialmente em fase de iniciação da alfabetização, que estão no ensino fundamental e está em mais de mil instituições do país. Durante a Hospitalar, o produto estará exposto no estande 12-205. O evento acontece de 20 a 25 de maio em São Paulo e deve reunir mais de 90 mil visitantes de mais de 70 países.

 

Criada para aliar tecnologia, educação e diversão, a PlayTable é uma mesa digital, interativa e multidisciplinar que pode ser utilizada por crianças a partir dos três anos de idade. Os jogos são criados com base nas matrizes curriculares e desenvolvem habilidades cognitivas e de coordenação motora, além de conteúdos como alfabetização, matemática, ciências, artes, história, entre outros.

 

A estrutura é segura e simples, o que permite que as próprias crianças façam o uso do equipamento sem a necessidade da intervenção de adultos. Graças à tecnologia empregada no produto, ele é recomendado para utilização em programas de inclusão com crianças com dificuldades psíquicas e motoras.

 

Criada em 2013 em Blumenau, a startup Playmove nasceu a partir da união de dois empreendedores das áreas de tecnologia e brinquedos educativos. O negócio deu origem a primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, a PlayTable. Foram três anos de pesquisa até que o dispositivo chegasse ao mercado. Em 2016 a startup recebeu menção honrosa na categoria Negócio de Impacto Social do Prêmio Empreendedor de Sucesso, entre outros prêmios ao longo da sua história.

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados