Folhablu | Tribunal de Contas da União premia desenvolvedores de aplicativos cívicos


Tribunal de Contas da União premia desenvolvedores de aplicativos cívicos

Publicado em: 2016-12-19 14:51:04

O Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou na quinta-feira, dia 15, os vencedores do primeiro Desafio de Aplicativo Cívico promovido pelo órgão. Entre os premiados, dois aplicativos foram desenvolvidos na área de educação e um na área da saúde. Os apps pretendem facilitar a vida do cidadão, ajudar a aumentar a transparência da administração pública, além do controle externo. Todos já estão disponíveis para download.

 

O objetivo do TCU é incentivar a criação de novas ferramentas para facilitar o controle social por meio do desenvolvimento de aplicativos que oferecem serviços e informações úteis ao cidadão, utilizando a mobilidade dos aparelhos celulares e tablets como vantagem.

 

O aplicativo que levou o primeiro lugar é o Minha Escola, desenvolvido por programadores de Manaus (AM). O app tem como foco a troca de conhecimento entre alunos da rede pública de ensino, que tiram dúvidas das matérias e interagem entre si. Os aplicativos usam o sistema de crowdsourcing e as informações e avaliações que são inseridas pelos alunos, como qualidade da infraestrutura e equipamentos da escola, poderão ser usadas para gerar conteúdo e auxiliar os governos a criar políticas públicas mais efetivas.

 

Em segundo lugar ficou outro app de educação, o Mapa Escolar, desenvolvido por programadores de Goiânia (GO). Por meio dele, o usuário poderá denunciar o mal funcionamento da escola, por exemplo, ou buscar informações como prazos de matrícula e início das aulas. É “um canal aberto entre a comunidade escolar e a própria escola”, define um dos desenvolvedores, Bruno Marquete, engenheiro de software. Este app é o único disponível para os sistemas Android e IOS.

 

E o terceiro aplicativo vencedor, Saúde Local, foi desenvolvido por um perito criminal federal de Belo Horizonte. Esse app facilita a busca e o contato com postos de saúde de todo país, oferecendo informações como especialidades que atendem na unidade, tempo de espera no atendimento e qualidade dos serviços.

 

Os participantes levaram três meses para desenvolver os aplicativos cívicos, conforme previsão do edital. As informações principais foram extraídas da nuvem cívica do TCU, que disponibiliza dados abertos aos desenvolvedores de tecnologias cívicas e ao cidadão, ao mesmo tempo em que oferece um ambiente gratuito de hospedagem dos dados gerados pelos aplicativos.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial