Folhablu | Link dedicado é opção de internet de qualidade para pequenas empresas


Link dedicado é opção de internet de qualidade para pequenas empresas

Publicado em: 2018-06-04 10:00:14

Empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, precisam de internet estável e de alta velocidade de conexão se quiserem se manter antenadas às tecnologias desenvolvidas para o ramo empresarial. Diversas tarefas dentro das empresas dependem da internet e até as mais simples, como enviar e receber arquivos pesados, realizar uma videoconferência e acessar vídeos podem ser prejudicados por uma conexão lenta e de sinal oscilante. Por menor que a empresa seja, ela não deve ficar refém dos apuros de uma internet ruim, por isso, ter um link dedicado tem sido uma opção para pequenas empresas que precisam de alta velocidade e conexão o tempo todo.

 

O que é link dedicado?

 

Para compreender o que é o link dedicado, vamos primeiro entender como funciona a internet que chega às residências. Uma empresa de internet que atende a um condomínio dedica um sinal de banda larga para ser dividido por todos os usuários. Todas as pessoas de tal condomínio têm seus dados enviados e recebidos por meio do mesmo caminho - uma banda só - que fica congestionada caso todos estejam acessando ao mesmo tempo. Em resumo, o tráfego de dados é compartilhado com outros usuários e isso pode causar pequenos problemas cotidianos, como interrupções no sinal e conexão lenta.

 

Empresas não podem ficar reféns de quedas na internet, nem mesmo por poucos minutos, pois elas causam improdutividade e o serviço pago não se torna tão eficiente. Como solução para esse problema, existe o link dedicado, uma banda larga exclusiva em que os dados emitidos e recebidos pela empresa atravessam o caminho sem disputar o sinal com outros clientes. Ou seja, a empresa tem uma internet só para ela, mais rápida e bem mais estável.

 

O preço para ter um link dedicado é maior do que uma banda larga comum, mas as vantagens são muitas, começando pela disponibilidade de rede. Para clientes residenciais, a disponibilidade da rede de internet fica entre 10% e 30%, dependendo do contrato, enquanto pelo link dedicado o cliente tem disponibilidade de até 99,9%. Num dia comum, o usuário residencial com contrato de 10 mbps recebe velocidade máxima de 3 mbps. Com o link dedicado, a velocidade da empresa chega a 9,9 mbps.

 

Mesma taxa de download e upload

 

Além da internet mais estável, o link dedicado tem a vantagem de oferecer duas bandas separadas para download e para upload. Isso significa que enquanto um funcionário baixa um arquivo pesado, outro pode subir documentos sem que uma tarefa atrapalhe a outra. Se, por exemplo, a empresa contratar link dedicado de 10 mbps, terá 10 mbps para download e 10 mbps para upload. Numa banda larga compartilhada, além de funcionar tudo na mesma banda que o download, o upload tem velocidade reduzida.

 

Mais segurança e suporte

 

Outra vantagem do link dedicado é que o pacote traz uma quantidade de IPs fixos que permitem a instalação de servidores próprios em caso de necessidade de acesso externo. Se uma empresa mantém um banco de dados que pode ser acessado pela internet por outras pessoas - um sistema de busca online de imóveis no site de uma imobiliária, por exemplo - vai precisar de um IP fixo para garantir que o serviço não saia do ar.

 

Com os IPs fixos, a empresa pode contratar junto à operadora um serviço de certificação SSL, que amplia a segurança dos dados e das informações transmitidas pelo sinal. Essa certificação previne vazamentos e ataques. A disponibilidade do serviço deve ser verificada com a operadora.

 

Operadoras que contam com link dedicado costumam também oferecer suporte técnico exclusivo, que soluciona imprevistos em prazo mais curto do que para usuários comuns.

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial