Folhablu | Eset analisa os problemas recentes de segurança de redes wi-fi


Eset analisa os problemas recentes de segurança de redes wi-fi

Publicado em: 2017-10-30 16:03:04

Investigadores de segurança da Eset, empresa de detecção proativa de ameaças, explicam que o sistema de criptografia WPA2 pode ser rompido, deixando as conexões wi-fi suscetíveis a ataques que leriam as informações que os usuários pensavam estar seguras por estarem criptografadas.

 

 

O Krack ou Key Reinstallation Attack, como é chamado, permite que um terceiro possa espionar a rede, já que, em determinadas circunstâncias, as conversas poderiam deixar de ser privadas. O tráfego de wi-fi que viaja entre computadores ou dispositivos e pontos de acesso poderia ser interceptado por cibercriminosos próximos às vítimas.

 

Este é um problema grave para as empresas e seus departamentos de TI, enquanto buscam uma forma de se proteger e resguardar suas informações. Entretanto, quem tende a ficar mais vulnerável a problemas de segurança em WPA2 são as famílias e pequenas empresas que possuam roteadores mais antigos, os quais precisam de uma atualização de firmware, o que pode ser uma tarefa complexa. Além disso, estas mesmas empresas e usuários finais podem não estar cientes da necessidade de atualização de dispositivos como telefones celulares, computadores, smart TVs, entre outros, que podem estar em risco.

 

Em relação a isso, o investigador sênior da Eset, David Harley, aconselha: “Trate sua rede própria como se fosse uma rede pública e configure seus equipamentos de maneira igual. Muitos usuários domésticos provavelmente não terão problemas, ou serão capazes de resolver as prováveis dificuldades que aparecerão. Entretanto, as empresas, incluindo as relativamente pequenas e com conexões Lan, tendem a ser as mais afetadas.”

 

É necessário estar atento às iminentes publicações de patches e atualizações para instalá-las imediatamente em todos os tipos de dispositivos (móveis ou de escritórios). Ainda assim, é recomendado que se acesse a internet com uma VPN, já que esta adiciona mais uma camada de criptografia à navegação. O que também ajuda na proteção é evitar sites que não possuam HTTPS na URL.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial