Folhablu | Saretta lamenta falta de leitos de UTI neonatal e pediátricos em Santa Catarina


Saretta lamenta falta de leitos de UTI neonatal e pediátricos em Santa Catarina

Publicado em: 2018-08-02 03:49:02

O deputado estadual Neodi Saretta voltou a pedir nesta quarta-feira, dia 1º, no plenário da Assembleia Legislativa (Alesc), o aumento dos leitos de UTI neonatal, especialmente na região do Vale do Rio do Peixe, no meio-oeste catarinense, no entorno dos municípios de Joaçaba, Capinzal e Videira. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, Santa Catarina precisa de mais 179 leitos de UTI neonatal para atingir o mínimo de quatro para cada mil nascidos vivos. “O estado possui hoje 226, sendo 174 públicos e 52 privados, mas que nem sempre estão disponíveis”.

 

Saretta também lamentou o fato de que Santa Catarina teve uma redução de 583 leitos pediátricos do Sus, destinados a crianças e adolescentes que precisam de internação hospitalar. “Estas vagas encolheram 38%, a segunda maior retração do país, atrás apenas de Sergipe”, afirmou.

 

Para o deputado, Santa Catarina precisa dar prioridade à saúde e a Alesc fez a sua parte, elevando de 12% para 15% o investimento mínimo constitucional. “No entanto, em 2017, os dados mostram que sequer os 13% previstos foram atingidos e o ano terminou com uma dívida de quase R$ 1 bilhão. Precisamos melhorar a saúde para os catarinenses. Não dá para reduzir cirurgias eletivas, consultas especializadas, transferência de pacientes ou fechar leitos de pediatria”, afirmou.

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial