Folhablu | Deputado vê com preocupação declarações sobre redução de recursos para a saúde


Deputado vê com preocupação declarações sobre redução de recursos para a saúde

Publicado em: 2018-11-08 18:03:12

O deputado estadual, Neodi Saretta, vê com preocupação algumas declarações na imprensa, de pessoas ligadas ao futuro governador, sobre redução dos recursos para a saúde. Saretta é um dos mais árduos defensores da aplicação da Emenda Constitucional, aprovada na Assembleia Legislativa em 2016, que aumentou de forma escalonada de 12% para 15% (em 2019) o percentual mínimo de investimentos no setor. “Quero crer que essa não seja nenhuma posição oficial, pois seria um retrocesso tremendo”, frisou, na manhã desta quinta-feira, dia 8, na tribuna da Alesc.

 

O deputado espera que não tenha passado apenas de uma ideia infeliz, e que, pelo contrário, o próximo governo do estado possa destinar mais recursos para o setor. “Temos 500 mil catarinenses em filas de espera para exames e cirurgias e a Secretaria da Saúde opera com déficit. Por isso, mais do que nunca precisamos elevar os recursos para 15% - este ano é 14% - para melhorar a saúde dos catarinenses”, disse Saretta.

 

O deputado alertou ainda sobre a importância da realização dos exames preventivos ao câncer de próstata. Segundo Saretta, ainda existe preconceito e resistência dos homens aos tratamentos médicos preventivos. "Já tenho dito neste plenário e volto a afirmar que investir na prevenção custa menos do que gastar com tratamentos. Fazer um exame é mais barato que uma cirurgia. A prevenção pode sim salvar vidas".

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados