Folhablu | Turismo mostra sistema que permite transparência de gestão


Turismo mostra sistema que permite transparência de gestão

Publicado em: 2013-03-10 22:53:59

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, apresentou à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados o Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse do Ministério do Turismo. Para o presidente da comissão, deputado Edinho Bez (PMDB), a iniciativa do Ministério do Turismo é pioneira, permite transparência na gestão e será adotada em outros ministérios. Acompanhou Vieira, o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz.

Segundo Edinho, o sistema sintoniza com os objetivos da comissão, que tem como principal atividade o acompanhamento e fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta.

“O importante é sabermos que a partir de hoje, o cidadão brasileiro poderá ser um aliado na fiscalização do repasse de dinheiro público a obras de infraestrutura turística. O Ministério do Turismo libera acesso ao Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (Siacor) à sociedade, ferramenta pioneira no governo federal, que permite total transparência na gestão dos recursos da pasta”, ressaltou Edinho, lembrando ainda que por meio do sistema a população poderá monitorar o quanto foi liberado pela pasta, quanto a empreiteira contratada já recebeu, o percentual executado da obra e se houve ou não prestação de contas.

Segundo o ministro do Turismo, Gastão Vieira, ferramentas de gestão, como esta, são fundamentais para que o cidadão tenha uma visão ampla das ações desenvolvidas, além de evitar ou corrigir distorções. “A abertura do nosso sistema ao público representa um chamamento à sociedade para nos ajudar, por meio do controle social, a otimizar os nossos investimentos. Temos por princípio no Ministério do Turismo a transparência”, esclareceu Gastão.

O programa de monitoramento foi apresentado em junho do ano passado para a presidente Dilma Rousseff, que encomendou sua implementação para os demais ministérios. As próximas pastas a adotarem o sistema serão Cultura, Esporte e Trabalho.

Da Agência Brasília de Comunicação


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial