Folhablu | Dário Berger quer reforma política que diminua número de partidos


Dário Berger quer reforma política que diminua número de partidos

Publicado em: 2017-09-28 09:19:58

O senador Dário Berger (PMDB-SC) defendeu a votação de uma reforma política que mude realmente a forma de organização dos partidos políticos. Lembrou que há 35 legendas registradas no Tribunal Superior Eleitoral e que "é quase impossível governar o país com tantos partidos".

 

 

Com o objetivo de enxugar a quantidade de partidos, Dário Berger propôs o fim das coligações nas eleições proporcionais - que escolhem deputados e vereadores. Recomendou também a adoção de uma cláusula de barreira - norma que impede ou restringe a atuação do partido que não alcançar determinado percentual de votos.

 

"Diminuir o número de partidos. Facilitar o diálogo, a conversação e o entendimento no parlamento e facilitar também, sobretudo, a governabilidade do Executivo, que isso é muito importante", afirmou.

 

O senador informou ter sido contrário ao projeto aprovado no Senado que criou o fundo para o financiamento das campanhas eleitorais. Esclareceu que ninguém sabe exatamente a quantidade de dinheiro que irá para esse fundo. Segundo Dário, a expectativa é que varie entre R$ 2 bilhões e R$ 3 bilhões.

 

Da Agência Senado

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial