Folhablu | Bolsonaro tem pico de menções no twitter durante exibição de entrevista no programa Roda Viva


Bolsonaro tem pico de menções no twitter durante exibição de entrevista no programa Roda Viva

Publicado em: 2018-08-02 16:07:02

Desde março, a Scup Social, ferramenta de monitoramento de redes sociais, utiliza o Twitter para identificar a manifestação dos usuários da rede social sobre a intenção de voto nos principais presidenciáveis das eleições de 2018. Desde então, o candidato Jair Bolsonaro, do PSC, e o pré-candidato Lula, do PT, vem sendo os nomes mais comentados.

 

Durante o mês de julho, no entanto, este cenário mudou. Com os holofotes da imprensa sob um dos candidatos mais polêmicos e controversos da história, a manifestação das pessoas nas redes sociais em relação ao Bolsonaro mais do que triplicou. No mês de julho foram mais de 24 mil menções com o seu nome indicando a intenção ou não de voto, contra uma média de 4 mil nos meses anteriores.

 

Para Marina dos Anjos, gerente de Marketing da Scup, a razão do aumento no número de manifestações sobre o Bolsonaro se dá por conta das polêmicas em que o candidato vem se envolvendo. “Além de opiniões polêmicas sobre qualquer tipo de minorias, Bolsonaro tem enfrentado dificuldades em encontrar um candidato a vice para a sua chapa e corre o risco de ter pouquíssimo tempo de propaganda eleitoral na TV. Situações como essas fazem as pessoas discutir cada vez mais o assunto nas redes sociais, e o Twitter é uma plataforma muito ativa neste sentido”.

 

Só durante a exibição da entrevista do Bolsonaro no Programa Roda Viva, exibido pela TV Cultura no dia 30 de julho,foram coletados 4.829 tweets com o seu nome. Destes, 67,9% afirmaram não votar no candidato. O resultado foi coletado por meio de menções específicas que indicavam a não intenção de voto, como ‘não votaria em’ ou ‘jamais votaria em’.

 

Realizado desde março, o monitoramento detecta tweets que contém hashtags com o nome do candidato e expressões que indicavam a intenção de voto nele, como 'Meu voto é', 'Vou votar em' ou 'Jamais votaria', 'Não terá o meu voto', dentre outras.

 

O processo também identifica expressões positivas ou negativas relacionadas a cada post, que mostram o sentimento do usuário com relação à sua declaração. O monitoramento é baseado em um recorte da opinião dos usuários do twitter e o resultado não expressa a vontade da maioria dos brasileiros.

 

Criada em 2009 e com mais de 400 clientes em seu portfólio, a Scup Social monitora as interações nas redes sociais para ajudar as empresas a se comunicarem com seu público e descobrir as suas necessidades. Com todas as atividades de social centralizadas em uma única plataforma e um relatório com comentários sobre a marca e interações, é possível acompanhar o desempenho de ações digitais e identificar novas oportunidades para ações personalizadas de marketing, aumento de vendas e oportunidades de negócios.

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados