Folhablu | Victor Hering: morrendo um pouco a cada ano?


Victor Hering: morrendo um pouco a cada ano?

Publicado em: 2016-03-11 10:42:52

A educação pode estar sofrendo um duro golpe. Com 50 anos de história, completados em 2015, a E. E. B. Victor Hering pode estar sentenciada à pena de morte. E, pasmem, caso se confirme, a pena será aplicada justamente por aquele que tem por dever defendê-la: o governo do estado através da Secretaria de Educação.

 

Depois de uma enorme polêmica, a Secretaria de Educação decidiu no fim do ano passado incorporar ao Victor Hering a escola Elza Pacheco, que utiliza as mesmas dependências desde 2012. Mais polêmica. A decisão causou insatisfação às comunidades dos dois educandários, o que fez com que a secretaria desse passo atrás e suspendesse a decisão.

 

Como resolver tal impasse? A Secretaria de Educação parece ter encontrado a fórmula que julga ideal. Ainda no fim do ano, foi decidido que o Victor Hering, que oferece apenas o ensino fundamental, não ofereceria mais a partir de 2016 a primeira série. E mais. Segundo reportagem exibida no Jornal do Almoço, da RBS TV, a secretaria esclareceu que, como a oferta do ensino fundamental é resposabilidade do município preferencialmente e não do estado, outras séries do Victor Hering poderão ser suprimidas nos próximos anos.

 

Hoje, duas escolas que são exemplo de resultado e superação no ensino público tornaram-se vítimas da insanidade. Criada em 1984, durante o governo Esperidião Amin, o Elza Pacheco tem um nome, tem qualidade comprovada, mas jamais teve uma sede.

 

Agora, o problema pode estar começando a ser resolvido. Concretizando-se a ameaça, dentro de alguns anos, o Victor Hering poderá estar vivo não mais que na memória de seus saudosos alunos e em suas instalações, já então ostentando um novo nome em sua fachada. Uma morte lenta, tão dolorosa quanto certa.

 

Quem fecha escolas hoje, abrirá presídios amanhã. A educação chora.

 

Pronto. Falei.

 

Por Fábio Souza

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial