Folhablu | Caminhoneiros: movimento flerta com a intolerância


Caminhoneiros: movimento flerta com a intolerância

Publicado em: 2018-05-30 11:16:37

 

 

 

 

 

 

Movimento que iniciou de forma legítima e ganhou apoio popular à medida em que se mantinha de pé, a greve dos caminhoneiros corre o risco de entrar para a história pela porta dos fundos. Tudo por conta da intolerância e espírito totalitário de alguns, quero crer.

 

Se os incessantes pedidos por intervenção militar, apesar de inconstitucionais, devem ser respeitados em nome da liberdade de expressão, opiniões contrárias devem ser toleradas da mesma forma. Mais que isso. Vilipendiar a liberdade de imprensa é um flerte descarado com o que há de mais abominável em um governo totalitário e tirano. E isso está acontecendo. De forma isolada, espera-se, para a saúde da democracia.

 

O jornalista blumenauense Arnaldo Zimmermann sentiu na própria pele os reflexos do que foi no passado e do que seria um novo regime militar. Em cobertura jornalística realizada no ponto de concentração de caminhoneiros em Indaial, Arnaldo foi cercado por um grupo de "caminhoneiros", agredido e intimidado.

 

A população tem direito a informações sobre o que quer que seja e informar é um dever da imprensa. Seja para o bem ou para o mal de um grupo ou de uma classe. O compromisso do bom jornalismo é com a verdade, não com as conveniências.

 

A diversidade de opiniões é salutar para a democracia e só para ela. Que ninguém duvide que, caso vivêssemos sob um regime militar, a história desse movimento grevista já estaria traçada e contada por uma imprensa submissa. E submissa, não a uma classe de trabalhadores.

 

O Brasil precisa de uma democracia forte, de uma imprensa forte e livre, de instituições fortes e de cidadãos conscientes, tolerantes e responsáveis. Não de salvadores da pátria. Mesmo que eles venham embalados em uma farda verde-oliva.

 

Pronto. Falei.

 

Por Fábio Souza

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial