Folhablu | O mercado varejista por Antonio Koerich: como construir e manter uma marca perante o mercado


O mercado varejista por Antonio Koerich: como construir e manter uma marca perante o mercado

Publicado em: 2016-06-16 01:58:02

Antonio Koerich, patriarca de uma das maiores varejistas de Santa Catarina, no auge de seus 80 anos, conta um pouco de sua história e sobre a construção do Koerich, uma marca que tem em seu slogan o poder de representar a história de Santa Catarina. Hoje ele, junto com seus dois filhos, Ronaldo e Sérgio, bem como com seus netos, dirige um grupo que leva o sobrenome da família e que buscou na diversificação dos negócios o caminho para prosperar.

 

Um pouco da história do Koerich

 

Antonio Koerich: Completamos 60 anos em 2015. Nossa empresa foi fundada em 1955 com a razão Eugenio Raulino Koerich, com nossa primeira fiambreria, lá na colônia Santana, casa que existe até hoje, onde temos um museu contando a história da família. Em 1963, chegamos em Florianópolis com o supermercado, em 1964 iniciamos as atividades no ramo de móveis no centro, também de Florianópolis, na Rua Deodoro. Em 1993, inauguramos o primeiro shopping center de Florianópolis, o Beiramar Shopping. Também em 1993, após uma cisão, seguimos à frente na área do varejo, com o Koerich Gente Nossa. Já em 1997 nasce o Kerito, mascote e garoto propaganda da empresa. Em 2003, criamos a instituição financeira Kredilig, que é até hoje a financeira do grupo, das movimentações e investimentos das empresas. Em 2008 criamos o Cartão de Facilidades Koerich, o início do nosso programa de relacionamento que em 2015 culminou no lançamento do nosso Cartão de Crédito Koerich, com bandeira própria, tendo hoje um programa de relacionamento com mais de 200 mil pessoas cadastradas. Em 2009 fundamos a WOA Empreendimentos Imobiliários. Em 2010 iniciamos as vendas por e-commerce. Em 2011 o Kerito foi reformulado, agora com um projeto 3D. Em 2015, o e-commerce passou a atender em todo o estado de Santa Catarina, não apenas nas cidades que contam com a marca Koerich.

 

A construção de uma marca premiada

 

Koerich: A máxima "quem não é visto não é lembrado" é uma premissa do mercado varejista. Quando se fala em inovação no comércio, destaco a importância de: proximidade com o cliente, levar a marca onde o cliente esteja; atendimento de qualidade; publicidade não é despesa quando bem feita e buscar sempre a superação.

 

Comunicar sempre foi uma das premissas do trabalho realizado pelo Koerich. A cada novo passo, a cada novo caminho, a empresa sempre buscou, por meio de ações de marketing e comunicação, anunciar a sua chegada, buscando uma aproximação com a comunidade. Dessa forma, também sempre valorizou o trabalho desenvolvido por sua equipe, como as campanhas de prêmios, sempre um motivo de orgulho e de reconhecimento por parte do público e do segmento.

 

O Koerich sempre apostou e inovou fortemente em comunicação, tanto impressa quanto eletrônica, e sua trajetória é parte indissociável da história do marketing de Santa Catarina. Desde 1963 foram entregues mais de 600 automóveis e milhares de produtos como motos, televisores, computadores, e cerca de mil clientes receberam brindes como recíproca por compras, no sistema "comprou, ganhou". Fiel às origens e investindo na fidelização e valorização dos clientes, iniciaram a oferta de brindes nas compras e os sorteios de carro e eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, que continuam uma atração até hoje.

 

Um dos fatos que muito nos orgulha é sermos reconhecidos como uma marca na cabeça dos catarinenses, reconhecimento este comprovado pelos sucessivos prêmios que a empresa vem recebendo, seja de entidades de classe e de veículos de comunicação. E, além de ser um motivo de orgulho, é uma grande responsabilidade, pois temos que a cada novo dia nos reinventarmos em busca da manutenção destes mesmos títulos.

 

Diversificar para crescer: das fiambrerias para os projetos futuros

 

Koerich: Nestes 60 anos de Koerich, nossa grande preocupação é estarmos sempre focados na diversificação das nossas atividades, visando sustentabilidade, sempre uma das prioridades do nosso negócio. Por isso buscamos sempre agregar novas marcas e produtos ao mercado. Hoje o Koerich conta com: RKS, Lojas Koerich, Kredilig, WOA, Beiramar Shopping, a recém-lançada KGN Construções e Cartão de Crédito Koerich. Dessa forma, podemos pensar no futuro. Já estamos planejando o nosso centenário, e sempre tendo como premissa uma empresa capitalizada, com foco em resultados. Costumo dizer que o futuro será o amanhã de hoje, e para tanto, temos na empresa hoje três gerações envolvidas no dia-a-dia das operações. Construímos uma história, uma tradição, uma credibilidade, alicerçados em nossas crenças e valores. Por isso defendemos a ideia de que continuemos a ter a nossa administração na família, mas sempre apostando na profissionalização da gestão.

 

Investimentos recentes

 

Koerich: Para 2017 a concretização de um grande projeto, a inauguração do nosso novo centro de distribuição. Localizado em Biguaçu, na grande Florianópolis, em um terreno com aproximadamente 60 mil metros quadrado, destes 25 mil de área serão construídos, num investimento de R$ 30 milhões. Além disso, a estrutura já está preparada para uma ampliação, já planejada, de 10 mil metros quadrados.

 

O projeto do novo CD é totalmente automatizado, o que permite armazenar mais e melhor. Traz o que há de mais inovador, de moderno em segurança, movimentação de produto, gerando mais agilidade, uma entrega mais rápida e com mais qualidade. Além disso, este investimento gera também melhorias e ganho na infraestrutura e movimentação econômica para a região. E mais, com um consumidor cada vez mais exigente e que conhece e sabe o que deseja, investir em logística é investir na sustentabilidade do negócio.

 

Mercado e inadimplência

 

Koerich: A inadimplência é do tamanho que se deseja. A informática é um grande aliado para análise das performances, essa questão só se resolve na relação cliente-vendedor, não adianta apertarmos, fazermos exigências que não se encaixem no orçamento do nosso cliente, temos que ter diálogo sempre aberto, buscar a renegociação sempre, dar oportunidades para o cliente, e isso é primordial em um momento que ele apresenta dificuldades.

 

E-commerce

 

Koerich: O mercado de e-commerce é um dos poucos segmentos que não vêm sentindo decréscimos por causa da crise. Desde 2009, mantemos canais de vendas online, os números confirmam a tendência do setor: em abril a empresa registrou um crescimento de 30% em relação a 2015 e em maio de 20%. E o mais significativo: a linha que mais vende pelo online é a de móveis, confirmando a confiança dos clientes na marca Koerich. O segundo semestre, historicamente, é sempre o mais aquecido para o mercado do e-commerce, e portanto, nossa expectativa para o ano de 2016 é um crescimento de no mínimo 20% nas vendas online do Koerich.

 

Perspectivas de mercado

 

Koerich: A situação econômica do país é uma realidade para todos. Não falamos em dificuldades, falamos em realizações, baseado em nossas vivências, os percalços são inerentes à atividade empresarial, cabe ao empresário e sua equipe sempre buscarem inovações.

 

Também quando me questionam sobre impostos e tributação, não somos contra, o tributo é uma obrigação, um dever social, porém, sua finalidade, sua aplicabilidade está desvirtuada. Ee fosse um recurso bem aplicado, não seria tido como uma imposição, e sim uma contribuição voluntária.

 

Dessa forma, também mudamos um pouco nossa forma de pensar, não falamos em lucro, mas sempre resultados, uma vez que os resultados são uma necessidade para qualquer negócio.

 

O ano de 2016 será marcado por muito trabalho e o foco deve estar sempre primeiro no público interno, no cliente interno, que leva a marca e toda a nossa filosofia até o consumidor final, aliando a atenção às demandas/serviços, fidelização do cliente e a mudança do perfil de consumo.

 

O mercado vem enfrentando uma constante mudança e nós empresários temos que adequar as ofertas e demandas. O consumo com certeza está mostrando um consumidor diferente. O consumidor está dando prioridade para as suas necessidades, por isso o empresário tem que se fazer presente, estar onde o cliente necessita. E mais, em busca do custo-benefício - com ganhos para os dois lados, não se focando apenas no preço, mas em busca de um varejo que entenda as necessidades do cliente, atendimento, prazos e outros diferenciais.

 

Além disso, o empresário deve valorizar seu cliente interno, todos os seus colaboradores. Focar no trabalho em equipe, investir na mão de obra, capacitar, motivar a equipe na busca por resultados constantes e cada vez mais desafiadores.

 

Confiança e dedicação são as palavras de ordem. Muito tem se falado em crise, mas aqui não temos tempo para isso, pois se queremos continuar crescendo, não podemos focar nas incertezas: temos que arregaçar as mangas e fazer acontecer. O sucesso é resultado direto do trabalho diário do empresário em conjunto com sua equipe, pois ninguém faz nada sozinho. Os desafios são os combustíveis para um gestor, pois assim ele vai em busca da superação. Muitas vezes, o empresário se acomoda e é preciso que ele saia da zona de conforto, crie e transforme seu produto em algo necessário ao consumidor. As oportunidades não existem no cotidiano, somos nós que temos que buscar. Temos o lema de que na dificuldade, a criatividade é a grande estratégia. Portanto, em momentos de instabilidade, é a habilidade de ser criativa que faz uma empresa gerar oportunidades.

 

Não há receita de bolo pronta para definir o segredo do sucesso, ele é construído dia após dia, pois acreditamos no que fazemos, e por isso, fazemos o nosso melhor. Chegamos até aqui alicerçados com muito esforço. Para nós, uma venda não pode ser encarada apenas como uma venda: ao adquirir um produto, o consumidor está realizando um sonho, e portanto, temos que fazer o melhor para tornar esse momento inesquecível.

 


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