Folhablu | A ditadura vermelha e os inimigos do rei


A ditadura vermelha e os inimigos do rei

Publicado em: 2010-10-22 09:35:40

Vou te contar uma história, mas ela passa longe dos contos de fadas... Era uma vez em um reino – nem tão – distante, chamado Sabaneta. O ano era 1954 e o mundo dava boas-vindas a um bebê, filho de professores. Seu nome era Hugo Rafael. Hugo cresceu, criado pela avó paterna, e no ano de 1992, resolveu dar um fim a seu anonimato. Com a ajuda de 300 bravos cavaleiros, Hugo rebelou-se contra o reino do temível rei Carlos Andrés, que espalhava a inflação e o desemprego, e liderou uma fracassada tomada de poder. Fracassada? Era o que pensavam as fracas mentes. Hugo era agora o principal personagem do reino. Em cinco anos, fundou a organização de mosqueteiros Movimiento V. República, e não foi preciso a ajuda de Dartagnan para que Hugo conseguisse o que queria. Sem espadas, Hugo conseguiu o primeiro passo: o reino deixava de ser reino. Por enquanto.

A popularidade de Hugo crescia em exorbitantes números. E como não gostar? Hugo era do povo. Ele entendia suas súplicas. Em 2000, o coro de vozes era audível e a altos brados, exigiu: fica, Chavinho. Ele ficou. Aproveitando a onda de felicidade de todos e bem geral da nação, Hugo teve uma excelente ideia e a fez acontecer.

A grande ideia era a criação de uma Constituinte que alegava: o mandato do presidente passava de cinco para seis anos, com direito a reeleição, e não havia mais Senado; o Congresso se resumia agora à Assembleia Nacional.

A população, excitada, lhe deu logo 90% das cadeiras, e o novo órgão tratou de rapidamente calar a queixa da oposição. "Ei, nós temos Chavinho, a oposição não sabe o que fala". Nenhuma reclamação foi suficiente, a voz popular falou mais alto. Hugo Chávez virou então o rei da Venezuela. E viveram felizes para sempre. Não, não viveram. Ele viveu. Porque contos de fadas não existem. Fim.

Notou alguma semelhança? Não? Tudo bem, boa parte da população brasileira também não.

Por Anna C.

Estudante, 16 anos


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial