Folhablu | Produção sustentável


Produção sustentável

Publicado em: 2018-06-05 17:22:35

O lixo humano aumenta gradativamente a cada dia e de alguns anos pra cá a palavra sustentabilidade está muito mais presente no nosso cotidiano e na vida de cada um. Porém a pergunta que fazemos é: de todo o material que jogamos fora, o quanto realmente não nos serve mais?

 

Nos tempos em que o planeta luta para reverter o ritmo do aquecimento global vemos cada vez mais atitudes como o simples fato de separar o lixo orgânico do reciclável, ou o reaproveitamento do óleo de cozinha e tudo isso pensando na necessidade das gerações futuras, onde esses possam ter um lugar melhor para habitar. A sustentabilidade nada mais é que a capacidade de o ser humano interagir com o mundo e, de quebra, preservar o meio ambiente. E talvez a resposta da pergunta que fizemos acima seja: transformar em novos produtos o que seria descartado como resíduo após o consumo pela população.

 

É o que acontece com as 200 toneladas de resíduos bovinos e suínos que seriam descartados, por dia, em aterros sanitários na região do Vale do Itajaí. As carnes que chegam a mesa do consumidor fazem parte dos 80% que são aproveitados dos animais prontos para serem comercializados. Os outros 20% se tornam matéria-prima para serem transformados em farinha, óleo e sebo. Esse insumo é a base perfeita para composição de ração para cães, com elevado valor nutritivo e, principalmente, de sabor agradável.

 

Em contrapartida, os resíduos, se não forem gerenciados adequadamente, podem causar problemas ambientais graves. O processo de reaproveitamento deve ser rápido, pois a durabilidade da carne é curta e o odor se torna altamente prejudicial ao meio ambiente.

 

Esse é o trabalho de empresas que trabalham com responsabilidade sócio/ ambiental e se destacam pela inovação e empreendedorismo. Com tecnologias de ponta trazida de fora do país trabalham de forma mais ecológica e tem a sociedade ao lado dela.

 

Eu. Você. Cada um pode fazer a sua parte. Esse é o cuidado que devemos ter com o lugar em que vivemos. Atitude que está ao alcance de todos!

 

Por: Luiz Leme Maciel Júnior

Diretor Regional da Marinho

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados