Folhablu | Outras dores


Outras dores

Publicado em: 2017-06-14 11:26:50

Números do Mapa da Violência divulgados recentemente pela BBC Brasil, que é um estudo publicado anualmente a partir de dados oficiais do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, mostram que, em 12 anos, a taxa de suicídios na população de 15 a 29 anos subiu de 5,1 por 100 mil habitantes em 2002 para 5,6 em 2014 - um aumento de quase 10%. No período entre 1980 e 2014 o crescimento chegou a 27,2% no número de suicídios nesta faixa etária da população. No ranking mundial de suicídios, o Brasil está em oitavo lugar e os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os com taxa superior a 10 mortes por 100 mil habitantes, a maior do país.

 

A Sociedade de Anestesia de Santa Catarina (Saesc) resolveu tratar deste tema com mais engajamento a partir da 52ª Jornada Sul-Brasileira de Anestesiologia (Josulbra), que aconteceu em  Florianópolis no mês de maio reunindo mais de 400 profissionais da área. Na ocasião, a partir da palestra magna Vamos Falar sobre Suicídio, ministrada por Robert Gellert Paris Junior, presidente do Centro de Valorização da Vida, o CVV, que há 60 anos trata deste assunto oferecendo atenção através do diálogo a quem se sente propenso ao suicídio, firmou-se o comprometimento da classe com a causa.

 

E, apesar de nós anestesistas não dispormos de uma medicação capaz de sanar estas dores, que não são físicas, e que resultam na vontade de ceifar a própria vida, como membros da classe médica nos sentimos responsáveis em fazer parte de um verdadeiro mutirão que está se formando em várias áreas da sociedade para solucionar este caso de saúde pública. Índices do Ministério da Saúde apontam que acontece um suicídio por hora no Brasil e temos que entender este dado como um sério alerta para a sociedade, em especial para a classe médica, que precisa estar atenta para poder ajudar na identificação das causas, auxiliar na cura e, sobretudo, atuar na prevenção do suicídio no Brasil.

 

Por Marcos Lazaro Loureiro

Presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Santa Catarina

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial