Folhablu | Empresa ou família?


Empresa ou família?

Publicado em: 2013-02-24 22:29:13

Os conflitos em empresas familiares ultrapassam o ambiente empresarial e afetam também as famílias. Modernamente, essa dinâmica é até objeto de estudo na Gestão de Paradoxos, pois muitas são as contradições nas empresas familiares: ação e planejamento, trabalho e lar, tradição e mudança, privacidade e transparência, entre outras.

Um paradoxo é, superficialmente, o embate de ideias opostas, mas, no caso das empresas familiares, são lados diversos que se apoiam mutuamente. O que mais intriga as famílias empresárias é o questionamento sobre qual interesse prevalecerá: familiar ou empresarial?

Optar por um ou outro traz aspectos negativos. Se prevalecerem os interesses familiares, compromete-se a liquidez financeira; se apenas os empresariais são considerados, tem-se, com o tempo, uma empresa fragilizada pelas divergências entre sócios e herdeiros, por questões como a sucessão e a implantação de estratégias, seja de continuidade ou venda do negócio.

A Gestão de Paradoxos, no entanto, sugere que ambos os interesses são fundamentais.

Na prática, a fabricante de armas Beretta Company, fundada em 1526 e controlada pela família há 14 gerações, sintetiza a gestão de paradoxos em seu lema: "Prudência e Audácia". Por meio da prudência, não dispensa o conhecimento acumulado. Com audácia, busca inovação e conquista de novos mercados.

Mas, é possível conjugar ideias, aparentemente, tão opostas?

Sim, com aceitação da ambiguidade e apreciação das tensões. A Governança Familiar, com processos transparentes e formais, propicia um ambiente de diálogo, o Conselho Familiar. O objetivo é redigir um documento jurídico, pouco conhecido no Brasil, mas de ampla utilização na Europa e Estados Unidos, designado Protocolo Familiar. Neste, delineiam-se regras gerais, enquanto em acordos de acionistas são traçadas normas específicas, para ajustar os interesses da família e da empresa.

Por Renato Vieira de Ávila

Advogado, mestre em estratégia, especialista em direito empresarial e tributário


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial