Folhablu | Capacetes diminuem em 40% o risco de morte de motoqueiros


Capacetes diminuem em 40% o risco de morte de motoqueiros

Publicado em: 2014-04-25 16:00:30

Todos sabem que o uso do capacete é obrigatório por lei no Brasil para pilotos e passageiros e quem for flagrado sem o equipamento sofre multa considerada gravíssima pelo Código Nacional de Trânsito, além de aumentar em 40% o risco de morte, segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que também indicou que o capacete reduz em 70% as chances de sofrer ferimentos graves na cabeça.

 

No entanto, mesmo com a eficácia mais que comprovada do equipamento, muitos motociclistas ainda insistem em abrir mão do capacete. Um estudo inédito sobre acidentes de motocicletas, feita pela Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares - e o Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMusp), revelou que 10% dos acidentados no período da pesquisa não usavam capacete.

 

O estudo foi feito no ano passado, quando já estava em vigor a nova resolução do Denatran para o uso do equipamento, que precisa cumprir especificações técnicas para ser ainda mais eficiente. A dica na hora de comprar esse tipo de equipamento é não poupar a busca pela qualidade, acertar o tamanho do equipamento em relação à sua cabeça e buscar os selos de certificação e marcas conceituadas, como o capacete Shark, Norisk, AGV, LS2 e MT, que poderiam evitar mortes no trânsito brasileiro e ajudar o governo a economizar.

 

Os acidentes com motos, apenas em 2011, representaram 48,07% dos cerca R$ 200,3 milhões investidos no Sistema Único de Saúde (Sus), segundo levantamento do Ministério da Saúde. Em Blumenau, segundo estatísticas de trânsito do site da prefeitura, foram 18.973 acidentes envolvendo motocicletas de 2003 a 2013. O trânsito da cidade, no mesmo período, registrou 60.595 acidentes, com 448 mortes, sendo 39 apenas no ano passado.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial