Folhablu | Crash Test da Dekra aponta alto nível de segurança no Toyota Prius


Crash Test da Dekra aponta alto nível de segurança no Toyota Prius

Publicado em: 2013-01-17 15:59:28

A Dekra – multinacional alemã líder em serviços para o mercado automotivo – realizou um crash test com o novo modelo do Toyota Prius, veículo híbrido que utiliza tecnologia que combina bateria e combustão. As simulações foram realizadas no Centro de Testes da Dekra, na cidade de Neumünster, na Alemanha, e os resultados dos testes demonstraram alto nível de segurança em casos de acidentes com o veículo.

O primeiro teste realizado simulou uma colisão frontal a 50 km/h. Um segundo, uma colisão traseira a 49 km/h. Na avaliação dos resultados, Peter Rücker, líder do Centro de Crash Test da Dekra, explicou que tanto a bateria quanto a comunicação elétrica estão dentro dos padrões de segurança exigidos para carros híbridos, já que em poucos segundos após o impacto a corrente elétrica da bateria é cortada e cai de 200V para 60V, conforme estipulam as normas.

“Além disso, a bateria deve estar bem acondicionada e em local apropriado para que, em caso de colisão, não se desloque. Também deve haver um espaço mínimo entre as peças do veículo e a bateria. A terceira geração do Prius mais uma vez foi aprovada nestes quesitos”, diz Rücker.

Desde o projeto piloto até agora, o modelo também mostrou melhorias em outros componentes importantes, como nos cabos de alta tensão, que na nova versão não apresentam mais o risco de deslocamento, danificando o cabo de comunicação elétrica do veículo em caso de colisão.

Os crash tests realizados pela Dekra seguiram as rígidas exigências do mercado nipônico e foram aprovados pelas autoridades japonesas responsáveis pelo tráfego nas rodovias. “A partir de agora, a Dekra é a única empresa alemã com autorização para certificar a segurança dos carros japoneses. Isso permite, inclusive, que certifiquemos veículos europeus que queiram entrar no Japão, o que torna o processo muito mais fácil e econômico para as montadoras alemãs”, enfatiza Rücker. “Esse reconhecimento nos destaca perante nossos concorrentes, pois nenhuma outra empresa alemã está autorizada a prestar esse tipo de serviço”, conclui.

A Dekra é fornecedora internacional de serviços para o setor automobilístico, fundada há 87 anos em Berlim, na Alemanha. Hoje, a sede da empresa é em Stuttgart, no mesmo país. A companhia é líder do segmento na Europa e uma das maiores entre as empresas internacionais. Organizada em três unidades de negócio, suas 180 empresas consolidadas empregam cerca de 30 mil colaboradores nos mais de 50 países em que atua. Em 2011, registrou faturamento de 2 bilhões de euros. Atualmente, a Dekra possui a maior rede de vistoria do Brasil. Seus mais de 250 postos fixos e 2.500 colaboradores chegam a mais de 4.800 municípios do país. Em média, avalia R$ 60 bilhões em riscos por ano.


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial