Folhablu | Ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico mudam perfil do carro básico


Ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico mudam perfil do carro básico

Publicado em: 2015-03-05 15:51:10

Ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico não são mais diferenciais na hora de vender o carro usado. O Índice WebMotors revela que opcionais de conforto aparecem em mais da metade dos veículos oferecidos no site, o que indica mudanças no perfil do chamado carro básico, ou de entrada. O ar-condicionado é o que melhor exemplifica essa evolução do mercado. Antes restrito a modelos mais sofisticados, o componente já aparece em 77% do estoque de anúncios do WebMotors. Houve um aumento de nove pontos percentuais (p.p.) em relação a 2011.

 

O volume de veículos equipados com itens do trio elétrico é ainda maior. Trava elétrica representa 82% do total de anúncios, com aumento registrado de seis p.p. Na sequência aparecem o vidro elétrico, com 79%, e o alarme com 66% registrando taxas de crescimento de seis e 10 p.p., respectivamente.

 

Direção hidráulica também não é mais artigo de luxo. Ao contrário, em muitos dos compactos este componente já vem de série, e representa 79% dos modelos anunciados, ainda segundo o Índice WebMotors. Há quatro anos eles representavam 73% do estoque, alta de seis p.p.

 

“É fato que a indústria automotiva evoluiu e vem dando resposta rápida a consumidores cada vez mais exigentes. No entanto, é a primeira vez que uma base de dados confiáveis comprova esta realidade por meio de números”, afirma Rafael Constantinou, gerente de Marketing do portal. “Em outras palavras, o carro de luxo da década de 90 se tornou o basicão de hoje, oferecendo componentes indispensáveis na visão da maioria dos consumidores”, completa.

 

Em menor quantidade, porém em ritmo acelerado, componentes eletrônicos como DVD player, sensores de chuva e de estacionamento também estão ganhando espaço. O melhor exemplo é o GPS integrado, que registrou o maior crescimento na base de dados do WebMotors. Em 2011, apenas 0,1% dos veículos anunciados possuía este opcional que, hoje, chega a 7,6%, avanço de sete p.p. Os automóveis com DVD player anunciados há quatro anos obtiveram crescimento de 8 p.p., somente 0,2% apresentava este recurso, agora são 7,7%.

 

Na contramão das tecnologias que ganharam força nos últimos anos, itens como toca-fitas e disqueteira estão desaparecendo e aparecem com apenas 2% e 3% dos anúncios, respectivamente. Em 2011, a quantidade de carros com estes itens era de 4% e 5% dos anúncios. Carros com ar quente também apresentaram queda de 7 p.p., passado de 62% para 55% do estoque.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial