Folhablu | Sistema de tração Weg na primeira frota brasileira de ônibus movidos a hidrogênio


Sistema de tração Weg na primeira frota brasileira de ônibus movidos a hidrogênio

Publicado em: 2015-07-02 02:18:44

Motores e inversores Weg equipam a primeira frota de ônibus movidos a hidrogênio para transporte urbano no Brasil. A Metra, empresa de transporte urbano, recebeu três veículos do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, em evento no dia 15. Os ônibus vão circular no trecho Diadema-Morumbi a partir do mês de julho.

 

A Weg forneceu o sistema de tração para os ônibus da Metra, que opera o Corredor Metropolitano de Ônibus ABD, ligando a região do ABC às zonas leste e sul da capital paulista. Cada veículo recebeu um Powertrain Weg composto por motor AC elétrico de tração, 330 kWp, refrigerado a água, com carcaça de alumínio, e um inversor de frequência de tração CFW11T, 600A, 600 Vdc e conversor DC/DC. Além disso, motores, inversores, disjuntores, fusíveis e outros componentes para os sistemas auxiliares do veículo também fazem parte do fornecimento Weg.

 

Essa tecnologia de propulsão é totalmente livre de emissões de poluentes, uma vez que o combustível é produzido a partir da água. O hidrogênio é obtido por meio de um processo denominado eletrólise, que é a decomposição de água (H2O) em oxigênio (O2) e hidrogênio (H2). Em vez de fumaça com materiais tóxicos, o ônibus solta apenas vapor d’água. O sistema de tração Weg é a mais recente tecnologia em sistemas de tração de veículos de grande porte. O sistema gera uma redução de peso de 45% nos equipamentos fornecidos, o que diminui o consumo de energia e gera mais facilidade na instalação durante a fabricação dos veículos.

 

“O ônibus é silencioso, não tem ruído e emissão zero de poluentes. Vai ajudar muito na questão da poluição e nos impactos para a saúde da população”, afirmou o governador Geraldo Alckmin durante o evento. No total, São Paulo possui quatro ônibus movidos a hidrogênio na frota. O primeiro foi entregue em 2012.

 

O projeto é desenvolvido sob contrato de pesquisa financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com recursos do Global Environment Facility (GEF) e da Agência Brasileira de Inovação (Finep), por meio do Ministério de Minas e Energia. Os equipamentos fornecidos pela Weg são totalmente fabricados no Brasil e possuem alto conteúdo nacional, o que permite o financiamento pelo Finame, do BNDES.

 

Esse fornecimento amplia ainda mais a parceria entre as duas empresas. A Metra já é uma tradicional cliente de motores e inversores Weg em trólebus, ônibus híbrido série e ônibus a bateria. Nesse projeto, o cliente contou com a força da engenharia nacional da Weg, cuja proximidade possibilita a customização da solução.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial