Folhablu | Powertrain Weg presente no primeiro ônibus elétrico 100% nacional


Powertrain Weg presente no primeiro ônibus elétrico 100% nacional

Publicado em: 2014-12-09 11:13:10

O aquecimento global e a poluição atmosférica levantam discussões no mundo todo em busca de soluções mais sustentáveis nas indústrias e nos transportes. O alerta para os males causados pela poluição nas grandes cidades já atingiu o sinal vermelho.

 

Uma pesquisa do Instituto Saúde e Sustentabilidade, realizada por pesquisadores da Usp - Universidade de São Paulo -, aponta que a poluição atmosférica pode fazer até 256 mil vítimas fatais nos próximos 16 anos somente no estado. Diante deste cenário, o meio ambiente requer mudanças rápidas em todas as áreas.

 

O uso dos veículos elétricos é uma das principais soluções sustentáveis para o transporte público. A Weg está inserida neste segmento ao fornecer a tecnologia Powertrain para o primeiro ônibus elétrico totalmente nacional, o HíbridoBR, lançado recentemente pela Eletra Industrial. O equipamento é responsável por motorizar o veículo e acionar as cargas auxiliares.

 

O HíbridoBR foi projetado especialmente para circular nas cidades brasileiras. A eficiência dos motores elétricos somada com a tecnologia de baterias, o sistema de frenagem regenerativa e a tecnologia de tração, permitem que o ônibus elétrico híbrido reduza a emissão de poluentes em até 90% e o consumo de combustível em cerca de 20%.

 

A presença da Weg neste projeto consolidou ainda mais a parceria entre as duas empresas. A Weg já fornece motores e inversores (ou seja, o Powertrain) para os trólebus (que se movimentam com uso de energia pela rede aérea) fabricados pela Eletra. A empresa tem mais de 300 veículos trólebus circulando em São Paulo, Argentina e Nova Zelândia.

 

Para a Eletra, a participação da Weg no HíbridoBR foi fundamental. “A qualidade, a confiabilidade e a evolução dos itens fornecidos é que permitiram o avanço tecnológico dos ônibus elétricos brasileiros para competir em condições de igualdade com qualquer outro modelo internacional. Estamos trabalhando para nos aprimorar ainda mais, com a participação, é claro, de todo o apoio técnico e comercial das empresas Weg”, destaca o administrador de contratos José Antônio do Nascimento.

 

Este projeto deve crescer ainda mais no Brasil. Além da economia, os ônibus híbridos são mais confortáveis para os usuários. O controle eletrônico da aceleração evita os trancos típicos da largada e retomada. O motor diesel é isolado acusticamente na traseira do veículo, o que diminui o ruído interno e externo.

 

O HíbridoBR foi criado com participação de empresas renomadas no cenário nacional. Além da Weg, contou com parceria da Caio Induscar, que forneceu a carroceria, e Mercedes-Benz, no fornecimento do chassi e motor diesel com baixa emissão de poluentes.

 

A Eletra Industrial está no mercado há mais de 30 anos e fabrica veículos elétricos nas versões trólebus (rede aérea); híbrido (grupo motor gerador + baterias); e elétrico puro (baterias), que podem ser adotadas em veículos para transporte urbano de passageiros. Em 1999, a Eletra criou o primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial