Folhablu | Univali promove competição de pontes de palito de picolé


Univali promove competição de pontes de palito de picolé

Publicado em: 2015-11-06 07:57:42

Palitos de picolé são a matéria-prima para a confecção de pontes. Estranho? Pois a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realiza, neste sábado, dia 7, entre 9h e 15h, no campus Itajaí, uma competição para avaliar as habilidades dos estudantes dos cursos de engenharia de Santa Catarina na construção de pontes utilizando exatamente palitos de picolé.

 

O desafio é construir um protótipo de ponte executada com palitos de picolé unidos com adesivo. Para a avaliação de seu desempenho estrutural, ela será submetida a uma carga crescente. Ganha, entre outros critérios, a ponte que resistir ao maior peso.

 

A coordenadora do curso de Engenharia Civil da Univali, Sonia Iara Portalupi Ramos, explica que o concurso permite experimentação e trabalho de equipe: “Com essa experiência os alunos aplicam os conhecimentos básicos de mecânica dos sólidos, projetam estruturas simples, comunicam e justificam suas decisões e trabalham em grupo para executar seus projetos”, relaciona.

 

Cada grupo participante deverá ter até seis integrantes e apresentar apenas um modelo de ponte que deverá vencer um vão livre de um metro. A ponte só pode ser construída utilizando material fornecido pela organização do concurso e seu peso máximo não pode ultrapassar 800 gramas.

 

A competição integra as comemorações dos 18 anos de implantação do curso de Engenharia Civil da Univali e a equipe vencedora receberá o valor simbólico de R$ 1 mil. O valor de 500 reais será pago para a equipe que ficar em segundo lugar.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial