Folhablu | São Paulo sinaliza eliminar poluição dos ônibus em 20 anos


São Paulo sinaliza eliminar poluição dos ônibus em 20 anos

Publicado em: 2017-12-18 11:11:58

Na noite de terça-feira, dia 12, foi votado o projeto que pretende substituir o artigo 50 da Lei de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo. Ele determinava que, a partir de 2018, toda a frota municipal, incluíndo os ônibus do transporte público, fosse abastecida com combustível 100% renovável - o que foi completamente ignorado pela prefeitura e as empresas de transporte por quase 10 anos de vigência. Agora, o novo texto traz metas mínimas aceitáveis para a redução das emissões em 20 anos e, diferentemente do anterior, estipula sanções duras para quem não cumpri-las.

 

A nova norma cria também um comitê, composto por membros da sociedade civil, para gerenciar a transição dos ônibus atuais, poluentes e velhos, por ônibus mais novos e com menor emissão. Em 20 anos, é preciso zerar a emissão de CO2 de origem fóssil e reduzir em 95% a emissão material particulado fino (a fuligem que sai de veículos movidos a diesel).

 

O texto precisa passar por uma segunda votação na Câmara e ser sancionado pelo prefeito sem prejuízo do seu conteúdo. O Greenpeace entregou aos vereadores de São Paulo dados que mostram não apenas a necessidade de se adotar combustíveis limpos em função dos impactos do diesel na saúde, como também a sua viabilidade financeira. Em 10 anos de uso, um veículo elétrico se torna 6% mais barato que o seu equivalente a diesel.

 

Foto: Dennis Fidalgo

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial