Folhablu | Norma de pegada hídrica em consulta nacional


Norma de pegada hídrica em consulta nacional

Publicado em: 2017-05-10 10:33:08

Está em consulta nacional até o dia 10 o projeto de norma ABNT NBR Iso 14046 - Gestão Ambiental - Pegada Hídrica - Princípios, Requisitos e Diretrizes. Este projeto foi elaborado pela Comissão de Estudo de Avaliação do Ciclo de Vida, do Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental. É previsto para ser idêntico à norma internacional Iso 14046:2014, que foi elaborada pelo Technical Committee Environmental Management, Subcommittee of Life Cycle Assessment.

 

O documento especifica princípios, requisitos e diretrizes relacionados com a avaliação da pegada hídrica de produtos, processos e organizações com base na avaliação do ciclo de vida (ACV). Além disso, fornece princípios, requisitos e diretrizes para conduzir e relatar uma avaliação da pegada hídrica como avaliação única e individual, ou como parte de uma avaliação ambiental mais abrangente. Somente as emissões atmosféricas e do solo que impactam na qualidade da água estão incluídas na avaliação.

 

A questão da água e sua gestão tem se tornado cada vez mais discutida no cenário global sobre o desenvolvimento sustentável. Este interesse tem sido impulsionado pela demanda crescente de água, aumento da escassez em muitas áreas e degradação da qualidade da água. Isso leva à necessidade de uma melhor compreensão dos impactos relacionados com a água como base para uma melhor gestão em nível global. É desejável, portanto, possuir as técnicas de avaliação apropriadas que possam ser internacionalmente utilizadas de forma consistente. Uma das técnicas em desenvolvimento para este fim é a avaliação da pegada hídrica.

 

Para opinar no projeto em consulta nacional, acesse www.abntonline.com.br/consultanacional.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial