Folhablu | McDonald’s torna-se hub de práticas sustentáveis no Dia Mundial do Meio Ambiente


McDonald’s torna-se hub de práticas sustentáveis no Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em: 2017-06-06 07:52:01

O Dia Mundial do Meio Ambiente, neste dia 5, foi de comemorações no McDonald’s Brasil. Nesta semana, a rede lança nacionalmente um projeto de incentivo à educação voltado para o desenvolvimento sustentável, que transforma alguns dos restaurantes da rede em hubs (centros) de práticas sustentáveis junto aos clientes. Com alto potencial de replicação, o modelo implementado em Birigui (SP) já prevê expansão para Araçatuba (SP) e avançará para outras regiões do país por meio de parcerias.

 

Como as mudanças sempre acontecem de dentro para fora, os restaurantes têm utilizado recursos que possibilitam operações mais sustentáveis, como boiler de aquecimento solar, lâmpadas leds, captação de água para reuso, separação dos resíduos e outros. “O McDonald’s busca sistematicamente a melhoria contínua de suas unidades, sempre atenta à implantação de itens que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável”, destaca o diretor de Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados (master franqueada da marca na América Latina), Leonardo Lima. Para que a comunidade possa ter acesso, a rede abre as portas para visitas de consumidores no programa Portas Abertas, para que além de conhecer a cozinha e processos internos, os clientes possam conhecer as práticas sustentáveis no local, transformando-os em agentes de influência local.

 

Com isso, as boas práticas acabam envolvendo as comunidades no entorno do restaurante, reverberando em escolas, repartições públicas, comércio, etc. A Arcos Dourados torna-se mentora do projeto, orientando as prefeituras e o empresariado local a replicar as ações. “O McDonald’s conecta parceiros voltados para o desenvolvimento sustentável, tornando mais verde o lugar onde está inserido”, aponta Leonardo Lima.

 

O projeto é baseado em parcerias para uma educação mais sustentável e melhoria das condições sociais e ambientais. No total, são cinco módulos de atuação, envolvendo Educação Infantil para o Desenvolvimento Sustentável, Gestão dos Resíduos Sólidos, Arborização, Parcerias e Educação Executiva. Para reforçar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, foram criados gibis pelo Instituto Mauricio de Sousa, em parceria com a organização humanitária internacional Aldeias Infantis SOS Brasil, que atua há 50 anos no país defendendo o direito de crianças e jovens. As historinhas com as personagens da Turma da Mônica são focadas em desenvolvimento sustentável e foram materiais importantes na formação dos alunos de Birigui, cidade piloto do projeto.

 

Por meio do programa Bom Vizinho, que incentiva o espírito solidário das equipes formadas por funcionários voluntários, o McDonald’s também realiza o plantio e a manutenção de mudas em praças no entorno dos seus restaurantes. Em 2016, o Bom Vizinho engajou cerca de 8 mil funcionários de 300 restaurantes a realizarem mais de 6 mil ações sociais.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial