Folhablu | Mais de 22 mil crianças e adolescentes receberão kits pedagógicos


Mais de 22 mil crianças e adolescentes receberão kits pedagógicos

Publicado em: 2018-03-05 17:08:01

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 11,8 milhões de analfabetos. Esse número corresponde a 7,2% da população que tem 15 anos ou mais de idade. Na faixa etária igual ou superior aos 60 anos, o índice alcança 20,4%. A Região Nordeste registra o maior percentual de analfabetismo (14,8%), número quase quatro vezes maior do que as taxas estimadas para o Sudeste (3,8%) e para o Sul do país (3,6%).

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (Mec) também divulgaram em 2017, pela primeira vez, indicadores de fluxo escolar na educação básica. Os dados revelam que 12,9% e 12,7% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª séries do ensino médio, respectivamente, se evadiram da escola entre 2014 e 2015, de acordo com o censo escolar. O 9º ano do ensino fundamental teve a terceira maior taxa de evasão (7,7%), seguido pela 3ª série do ensino médio, com 6,8%. Considerando-se todas as séries do ensino médio, a evasão chega a 11,2% do total de alunos. A evasão é maior nas escolas rurais, em todas as etapas de ensino. Os indicadores de promoção e de repetência, apesar de não serem inéditos, demonstram que a repetência na 1ª série do ensino médio atinge 15,3% e que o índice igualmente é alto no 6º ano do ensino fundamental, com taxa de 14,4%.

 

Mudar essa triste realidade requer o esforço de todos e a atuação conjunta dos governos, da sociedade civil e da iniciativa privada, além do imprescindível apoio das famílias e dos educadores. Ao longo de seus quase 70 anos de existência, a Legião da Boa Vontade (LBV) tem promovido uma série de ações permanentes em favor da educação, com vista ao combate aos índices de analfabetismo, de evasão escolar, de trabalho e exploração infantil e de pobreza no país. Para tanto, a instituição auxilia os pais que não dispõem de recursos financeiros para a compra dos materiais escolar e pedagógico; empreende atividades que motivam crianças e adolescentes a frequentar a escola e a continuar os estudos; oferece oportunidades de aprendizagem a jovens e adultos; realiza capacitação de educadores; presta assessoramento a unidades de ensino; e propicia a famílias o acesso à informação, orientação e acompanhamento social.

 

Em suporte a todas essas ações, a LBV realiza, anualmente, a campanha Criança Nota 10 - Proteger a Infância é Acreditar no Futuro!, que, em 2018, entregará mais de 22 mil kits de materiais escolar e pedagógico, nas cinco regiões brasileiras. Ainda neste período do ano, a instituição doa conjuntos completos de uniforme a milhares de crianças, adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade, os quais participam das atividades em suas escolas de educação básica e em seus centros comunitários de assistência social, localizados em diversas cidades do país.

 

No estado serão doados mais de 800 kits de material pedagógico. As primeiras entregas aconteceram nas cidades de Florianópolis, Joinville e Criciuma em fevereiro. Outros municípios também serão beneficiados no mês de março. Nesta segunda-feira, dia 5, acontece a entrega em São José do Cerrito, no dia 6 em Calmon, já no dia 7 é a vez de Chapecó, dia 8 em Imarui, encerrando em São José, no dia 10 de março.

 

Para a realização da campanha, a LBV conta com donativos da população, de colaboradores, de voluntários, de empresas parceiras e com o apoio da mídia. As doações podem ser feitas pelo site www.lbv.org ou pelo telefone: 0800 055-5099.

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial