Folhablu | Fórum Mundial da Água abre espaços para participação da sociedade


Fórum Mundial da Água abre espaços para participação da sociedade

Publicado em: 2017-11-27 14:43:06

 

Principal evento mundial sobre o tema, o 8º Fórum Mundial da Água oferece várias oportunidades de participação e colaboração para cidadãos e organizações. O evento vai acontecer pela primeira vez no Hemisfério Sul, em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março de 2018.

 

O objetivo é estimular o debate e o envolvimento da sociedade com o tema, divulgar iniciativas inovadoras e promover o engajamento das pessoas com o evento. Ninguém precisa ser especialista para dar a sua contribuição.

 

As inscrições para o Filmambiente Festival na categoria A Voz dos Cidadãos foram prorrogadas até 3 de dezembro. Qualquer pessoa pode encaminhar filmes de até quatro minutos de duração com experiências que envolvam o tema "água". Valem vídeos em qualquer formato. Um júri internacional escolherá as cinco melhores produções, que receberão 400 dólares cada. Entre os filmes já recebidos, há produções do Brasil, Índia, Filipinas e Suíça.

 

A chamada pública para o Mercado de Soluções recebe, até 4 de dezembro, inscrições de experiências comunitárias e sociais que ajudem a enfrentar os desafios globais em relação à água. Serão escolhidas 60 iniciativas para apresentação ao público no espaço da Vila Cidadã durante o período do 8º Fórum Mundial da Água. O cadastro deve ser feito através do site e o resultado será divulgado em janeiro.

 

O Grande Prêmio Mundial para a Água Rei Hassan II, organizado pelo governo do Marrocos e pelo Conselho Mundial da Água, está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro. O tema desta sexta edição é “cooperação e solidariedade nas áreas de gestão e desenvolvimento dos recursos hídricos”. São aceitos trabalhos nas áreas científicas, econômicas, técnicas, ambientais, sociais, institucionais, culturais ou políticas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.hassan2gwwp.org e o vencedor ganhará um cheque no valor de US$ 100 mil.

 

O Prêmio Ana 2017, concedido pela Agência Nacional de Águas, vai divulgar em cerimônia no dia 6 de dezembro as melhores iniciativas que contribuem para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos no Brasil, promovendo o combate à poluição e ao desperdício. Concorrem 608 trabalhos nas categorias empresas de micro e pequeno porte, empresas de médio e de grande porte, ensino, governo, imprensa, organizações civis e pesquisa e inovação tecnológica.

 

No site do fórum, a plataforma Sua Voz é um espaço online que convida todos a enviarem sugestões de temas para as discussões do fórum. As duas primeiras experiências contaram com mais de 20 mil acessos e renderam 550 sugestões de questões vindas não apenas do Brasil, mas de países como Estados Unidos, França, México e Índia.

 

Ainda haverá uma nova rodada do Sua Voz antes de março, que será baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para água potável e saneamento (ODS-6), agenda definida pela Onu que propõe metas a serem atingidas globalmente até 2030.

 

O Fórum Mundial da Água é organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional das Águas (Ana), e pelo governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (Con).

 

As sete edições anteriores do evento foram realizadas em Marrakesh (Marrocos, em 1997), Haia (Holanda, em 2000), Kyoto (Japão, em 2003), Cidade do México (México, em 2006), Istambul (Turquia, em 2009), Marselha (França, em 2012) e Gyeongju e Daegu (Coreia do Sul, em 2015).

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial