Folhablu | Fórum em Brasília debate o jornalismo em tempos de vazamento e segredo de Justiça


Fórum em Brasília debate o jornalismo em tempos de vazamento e segredo de Justiça

Publicado em: 2016-05-06 08:01:18

Aconteceu na última terça-feira, dia 3, o 8º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, em Brasília. O evento gratuito foi idealizado pelo portal Imprensa. Nesta edição, os painéis tiveram como tema central de debate as relações entre jornalistas, suas fontes e a Justiça, cujas liberdades frequentemente são testadas na cobertura de casos que correm sob segredo de Justiça.

 

A conferência de abertura - Premissas para o Exercício do Jornalismo Livre no Brasil - teve como convidados o ministro Og Fernandes, corregedor-geral da Justiça Federal, e Teresa Azevedo, diretora de Comunicação da Abert.

 

O painel que abordou os “fatores que definem um caso em segredo de Justiça” foi moderado por Ricardo Noblat e teve como convidados Pedro Rodrigues, Felipe Recondo, do Jota; e o deputado Sérgio Vidigal.

 

O debate seguinte falou sobre “o limiar entre o sigilo assegurado por lei e o interesse público” e teve como debatedores Rubens Valente, da Folha de S.Paulo; Vinicius Sassine, de O Globo; e Allan Abreu, do Diário da Região. O painel foi moderado por Murillo de Aragão, da Arko Advice Pesquisas.

 

No painel de encerramento, com o tema “desafios da cobertura política em tempos de vazamento de informações e segredo de Justiça”, participaram Carolina Bahia, do grupo RBS; Fernando Rodrigues, do Uol; Marcelo Beraba, de O Estado de S.Paulo; Mauro Tagliaferri, da Rede TV!; e Sérgio Fadul, de O Globo. O painel foi moderado pela jornalista Eliane Cantanhêde, que atualmente é colunista de O Estado de S.Paulo e comentarista da GloboNews e Rádio Estadão.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial