Folhablu | Evento em Foz do Iguaçu discute segurança hídrica no Brasil e na América Latina


Evento em Foz do Iguaçu discute segurança hídrica no Brasil e na América Latina

Publicado em: 2018-01-25 05:44:08

 

Foz do Iguaçu recebeu no dia 23 o evento Rumo a Brasília 2018, reunião preparatória para o 8º Fórum Mundial da Água, que será sediado pela capital do país em março.

 

Um dos painéis discutiu “segurança hídrica, gestão participativa e desenvolvimento regional sustentável”. Participaram da mesa Ariel Scheffer, Simone Benassi e Sérgio Paulo de Oliveira, representando a Itaipu Brasil; Daniel Alejandro Vásquez Bado, do Centro Internacional de Hidroinformática de Itaipu Paraguai; Guilherme Karan, coordenador de Estratégias de Conservação, da Fundação Boticário.

 

“Itaipu é um exemplo de relação altamente positiva entre dois países na gestão de recursos hídricos, isso dialoga diretamente com o tema do 8º Fórum Mundial da Água, que é 'compartilhando água'”, afirma Mônica Queiroz, curadora da programação do Rumo a Brasília 2018.

 

Outro debate envolveu as questões da água no Brasil, na América Latina e no mundo sob o olhar da juventude. Estiveram presentes João Paulo Angeli, representante do Parlamento Nacional da Juventude pela Água; Rodrigo Aria Ramirez, coordenador do Fórum Paraguaio Água e Juventude; Karini Scarpari, do Coletivo Jovem da Bacia do Paraná; e Joyce Mendes, do Observatório dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Oeste do Paraná.

 

Houve ainda um depoimento de Cleci Loffi, prefeita da cidade de Mercedes e presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, e também a apresentação da orquestra Viola Lindeira, uma parceria entre Itaipu Binacional e o Instituto Viola Caipira para a formação de músicos que envolve crianças e adolescentes.

 

O objetivo geral do encontro foi integrar academia, governo, empresas, associações e organizações não governamentais e vozes da sociedade civil para produzir propostas e soluções nas esferas econômica, política, tecnológica e cultural para levar aos debates em Brasília.

 

O evento, que já passou por cinco cidades, pretende deixar um legado de capacitação e conscientização da sociedade sobre a água como fio condutor do desenvolvimento social, econômico e sustentável de uma nação.

 

Rumo a Brasília 2018 é uma iniciativa da Seção Brasileira do Conselho Mundial da Água e acontece em cinco capitais brasileiras e duas latino-americanas. O evento já foi sediado pelas cidades de Belém, Belo Horizonte, Tijuana (México) e Santiago (Chile) e São Paulo. Depois de Foz do Iguaçu, a cidade de Salvador receberá a última edição antes do 8º Fórum Mundial da Água.

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial