Folhablu | Direito das mulheres à cidade é debatido em Brasília


Direito das mulheres à cidade é debatido em Brasília

Publicado em: 2018-06-25 10:38:10

 

O direito das mulheres à cidade foi tema de debate nas Comissões de Desenvolvimento Urbano e de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, em Brasília.

 

A professora da Linfe - Centro Universitário de Votuporanga -, em São Paulo, Terezinha Gonzaga, lembrou que a mulher é agente de produção nas cidades, mas não usufrui os seus direitos, pois “as praças, as calçadas, os parques e o trânsito são espaços que nos violentam e amedrontam”.

 

No debate, Terezinha citou a vereadora Marielle Franco, assassinada em março, no Rio de Janeiro. Segundo ela, “Marielle se apoderou dos espaços urbanos, galgou um ambiente de poder da fala, onde muitas vezes seu corpo, sua cor, sua orientação sexual foi desclassificada”.

 

Para a jornalista Flavia Gianini, uma das organizadoras do ato “Então Eu Grito”, o assédio no transporte público é o sinal mais claro da negação da mulher em ocupar espaços de uso comum.

 

Em sua opinião, “o assédio sexual é um sintoma não só estrutural do machismo, mas também uma dificuldade do poder público em dar uma resposta efetiva para uma questão que é de extrema importância”.

 

Participaram também do debate na Câmara dos Deputados, Sonia Coelho, representante da Marcha Mundial das Mulheres, a arquiteta e urbanista Joice Berth, a doutoranda em Estudos do Lazer na Universidade Federal de Minas Gerias, Claudia Bonalume, a ex-prefeita de Fortaleza, deputada Luizianne Lins (PT-CE), entre outras.

 

Da Agência Rádio Livre

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados