Folhablu | Uma viagem de descobrimento à Etiópia


Uma viagem de descobrimento à Etiópia

Publicado em: 2013-03-07 11:02:45

Vencedora do Oscar, o prêmio da Academia de Cinema de Hollywood, atriz e produtora, Hilary Swank, e o Ceo da Montblanc Internacional, Lutz Bethge, viajaram à Etiópia com a missão de testemunhar tanto o progresso alcançado com a ajuda dos fundos arrecadados pela Montblanc como os desafios que ainda persistem na área da educação. Eles foram acompanhados de Caryl M. Stern, presidente e Ceo do Fundo dos Estados Unidos para o Unicef, e Christian Schneider, diretor executivo do Unicef Alemanha, em uma viagem de três dias à Etiópia, de 2 a 5 de outubro, para entender como o Unicef trabalha para mudar a vida das crianças. Esta viagem especial à Etiópia permitiu aos visitantes aprenderem mais sobre a importância da educação e das oportunidades que ela traz em algumas das comunidades mais carentes do mundo.

Hilary Swank embarcou nesta viagem de descobrimento à Etiópia, sua primeira visita a um país africano, para emprestar o seu apoio ao Unicef e à Montblanc no seu compromisso compartilhado de dar a cada criança a oportunidade de aprender a ler e escrever. Seu esforço para compreender o impacto da contribuição da Montblanc nos últimos anos aos programas de educação, assim como a importância dos fundos tão necessários, a partir da iniciativa Signature for Good, começou no momento que ela chegou a Addis Ababa, acompanhada de Lutz Bethge, Caryl M. Stern e Christian Schneider.

O grupo viajou pelo interior do país além da capital etíope, testemunhando as frequentemente difíceis condições de vida das crianças nestas áreas remotas. Uma visita inicial à Escola Primária Dima Guranda, no distrito de Sebeta, região de Oromia, deu a Hilary Swank e Lutz Bethge a oportunidade de ver como o bem-sucedido programa de educação infantil Child-to-Child (CTC) tem proporcionado o aprendizado precoce para crianças em idade pré-escolar, com baixo custo. Por meio do trabalho comprometido de jovens facilitadores, geralmente estudantes mais velhos, o CTC tornou-se um modelo vencedor para evitar que as crianças abandonem a escola primária.

Na Escola Primária Mekdella Hilary Swank ficou particularmente tocada pelo Clube do Gênero, uma atividade apoiada pela escola, que tem o objetivo de promover a igualdade de educação entre os gêneros, dando a meninas e meninos conhecimento prático para superar as desigualdades e a violência, bem como alcançar melhor compreensão das questões relacionadas à saúde, higiene e meio ambiente.

Fortalecidos com o melhor conhecimento proporcionado pelos professores, estes jovens autoconfiantes, mulheres e homens, têm uma chance de lutar para melhorar a sua situação. Durante toda a visita de campo, os convidados não puderam deixar de juntar-se aos cânticos e risadas dos alunos que os abraçavam calorosamente em cada sala de aula com a alegria de aprender a ler e escrever.

Apesar das barreiras de idioma, sociais e culturais, a educação verdadeiramente une e fortalece as pessoas. A cada ponto de parada desta visita, tornava-se mais claro que a mudança está em curso, com os esforços do Unicef em contribuir crucialmente para quebrar o ciclo de pobreza, dando um passo por vez.

Durante esta visita ficou claro que educação não é somente uma questão de tijolos e argamassa para construir escolas. É primeiro e acima de tudo assegurar que as crianças nestas escolas tenham professores formados para atender as suas necessidades, acesso aos materiais escolares e os benefícios da educação de qualidade que lhes permitam receber esta educação e melhorar suas próprias vidas e comunidades.

Seja na maior sala de aula de Addis Ababa ou nas aldeias remotas, onde frequentemente as aulas são dadas dentro de choupanas de barro, professores motivados, equipados com ferramentas de ensino adequadas, podem transformar qualquer criança.

Durante a visita, Peter Salama, representante do Unicef na Etiópia, disse: “Toda criança tem o direito de acessar educação de boa qualidade e graças a nossa parceria com Montblanc, as crianças das famílias mais pobres e vulneráveis têm a oportunidade de liberar o seu potencial através da educação. Somente na Etiópia, o apoio da Montblanc contribuiu para estabelecer 2.400 e reformar 800 centros alternativos de educação básica, alcançando 846 mil crianças, incluindo muitos órfãos e os que se dedicam às atividades pastoris. Proporcionar educação básica de qualidade às crianças irá dar-lhes significativamente melhores chances na vida.”

Hilary deixou a Etiópia com um apreço especial e compreensão mais profunda destes programas de valor inestimável. Hilary falou desta experiência memorável: “Cada criança merece a chance de lutar pela vida. Educação é tudo – se você tem educação, você tem oportunidades melhores de vencer obstáculos e tem a chance de lutar. Não há dúvida que ensinar é o trabalho mais importante do mundo”.

A viagem da descoberta chegou ao fim, mas a luta para fazer da educação um direito universal para todas as crianças continua na Etiópia e além das suas fronteiras, para todos os países do mundo.


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial