Folhablu | Parceria entre governo e Klabin viabiliza pavimentação de acesso a Otacílio Costa


Parceria entre governo e Klabin viabiliza pavimentação de acesso a Otacílio Costa

Publicado em: 2013-02-16 11:59:46

Uma parceria público-privada (PPP) entre o governo de Santa Catarina e a fábrica de papel Klabin, via compensação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS), viabilizará a pavimentação da estrada perimetral Eraldo Merlin, em Otacílio Costa. O trecho de 1,5 quilômetro ligará a SC-114 (antiga SC-425) ao bairro Igaras, onde fica uma das unidades da empresa. Nesta sexta-feira, dia 15, o governador Raimundo Colombo assinou a documentação autorizando a Klabin a executar a obra.

A unidade de Otacílio Costa produz anualmente 350 mil toneladas de papel para embalagem. Além de atender o mercado interno, esse material é exportado para todo o Mercosul, por meio de rodovias e portos. A estrada perimetral, por sua vez, é passagem obrigatória de caminhões carregados de papel e madeira. “A pavimentação irá melhorar a trafegabilidade, facilitando a chegada da matéria-prima e o escoamento da produção, e aumentando o fluxo de negócios”, destaca o diretor industrial da Klabin, Sadi Oliveira.

O secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, Jurandi Agustini, lembra que a madeira usada pela Klabin é oriunda de toda a serra catarinense. “A parceria será benéfica para a região, pois a empresa é responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos em vários municípios, e novos investimentos criam novas oportunidades”, afirma o secretário.

A pavimentação também beneficiará os moradores do bairro Igaras. Hoje, para chegar à SC-114, muitos deles optam por um trajeto mais longo, apenas para evitar a poeira e os buracos da perimetral. “São alguns quilômetros a mais, sem contar o trânsito do Centro, mas não dá para encarar essas condições. O asfalto será muito bem-vindo”, diz a moradora Marlene Martins Silva.

A estrada será pavimentada nos padrões de uma rodovia estadual. Por política interna, a Klabin está realizando uma licitação a fim de contratar a empreiteira que executará a obra. Todas as empresas inscritas na concorrência são habilitadas junto ao Departamento de Infraestrutura (Deinfra). O acesso da SC-114 à perimetral está localizado 4 quilômetros antes da principal entrada da cidade.


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial