Folhablu | Florianópolis recebe primeiro fórum do Brasil do maior evento de cidades inteligentes do mundo


Florianópolis recebe primeiro fórum do Brasil do maior evento de cidades inteligentes do mundo

Publicado em: 2018-10-25 10:43:46

 

Florianópolis recebe no próximo dia 31 de outubro, no Auditório da Softplan, no Sapiens Parque, o primeiro Smart City Fórum Floripa, uma versão no formato de Fórum do Congresso Mundial que ocorre anualmente em Barcelona. Em Florianópolis, a versão inclui congresso e exposição. Quatro temas principais ligados ao desenvolvimento das cidades e à qualidade de vida dos cidadãos irão a debate: governança, mobilidade urbana, energias renováveis e bairros planejados.

 

O evento reunirá mais de duas dezenas de especialistas, além de representantes de empresas inovadoras, como Renault, Hyperloop TT, Enel, Ccerti e WRI. Os debates também vão envolver técnicos dos governos do Paraná e de Santa Catarina, da prefeitura de Florianópolis, representantes de entidades como a Frente Nacional de Prefeitos, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e Sebrae/SC.

 

O fórum é promovido pelo iCities, empresa de soluções para cidades inteligentes, e pela Fira Barcelona, consórcio público espanhol formado pela Prefeitura de Barcelona, governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona. O evento também tem o apoio da Prefeitura de Florianópolis, do Sebrae/SC e da empresa Softplan, e passa a integrar o calendário anual da cidade, segundo os fundadores do iCities, André Telles e Roberto Marcelino.

 

No painel de abertura, o Sebrae/SC terá uma participação especial em que irá abordar a temática dos destinos turísticos inteligentes. De acordo com o gerente da unidade de atendimento coletivo do Sebrae/SC, Roberto Tavares de Albuquerque, o desenvolvimento das Smart Cities pode gerar ainda mais oportunidades para os pequenos negócios em áreas como saúde, educação, mobilidade, energia e turismo. “As startups podem desenvolver soluções para atender os cidadãos dentro do contexto das cidades do futuro, assim como ofertar serviços diretamente para áreas do setor público”, comenta Roberto.

 

Já o superintendente de ciência, tecnologia e inovação da Prefeitura de Florianópolis, Marcus José Rocha, destaque que “o país precisa evoluir muito nesse debate, que traz conteúdos profundos e uma excelente oportunidade de troca de experiências”, conclui. O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro estará na cerimônia de abertura e dará as boas-vindas em nome do município como cidade sede do fórum.

 

A capital catarinense é referência nacional em tecnologia e inovação, e atualmente é sede de três parques tecnológicos, três incubadoras e diversos escritórios de inovação. Também está entre as cinco cidades mais inteligentes do Brasil, segundo o ranking geral da empresa Urban Systems. Nos rankings segmentados, aparece em segundo lugar na categoria de tecnologia e inovação, no segundo em educação e em quarto em saúde, economia e empreendedorismo.

 

“Florianópolis possui um dos principais e mais dinâmicos ecossistemas de inovação do Brasil. Esse é um evento que vai estimular os debates e a troca de ideias e experiências entre representantes de entidades, empresas e órgãos públicos de várias regiões do Brasil. Serão diferentes visões de smart cities debatidas ao longo desse dia”, diz o empresário Carlos Olsen, presidente da Global Business, que oferece consultoria no desenvolvimento de projetos de internacionalização de empresas entre Europa e Brasil.

 

A cidade de Florianópolis também apresenta forte ligação com Barcelona, a capital mundial das cidades inteligentes. O governo de Santa Catarina mantém um acordo de cooperação internacional empresarial, tecnológico e acadêmico com o governo da Catalunha para o desenvolvimento de soluções de impacto para a qualidade de vida das cidades.

 

Uma das ações resultantes dessa parceria é a Smart City Week, que levará executivos, empresários e representantes do poder público para o Smart City World Congress, em Barcelona, maior evento de cidades inteligentes do mundo. Entre os dias 10 e 18 de novembro, o grupo também participará de evento organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Catalunha e de visitas às empresas Cisco, Indra e Microsoft. A missão é coordenada pelo iCities, com organização da Global Business e planejada por Josep Piqué, da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP, sigla em inglês) e presidente da empresa de inovação La Salle Technova de Barcelona.

 

Entre as experiências mais inovadoras que serão apresentadas no Smart City Fórum Floripa destaca-se o projeto do Hyperloop, empresa fundada pelo empresário Elon Musk, com tecnologias de outras empresas do grupo, como Tesla e SpaceX. Ricardo Penzin, diretor de desenvolvimento de negócios no Brasil da Hyperloop Transportation Technologies, vai mostrar o estágio atual do meio de transporte futurista.

 

A tecnologia consiste em uma cápsula que viaja em um trilho de alumínio através de um túnel a vácuo e que pode atingir velocidades de até 1.100 km/h. A sucção de ar acontece por meio de painéis solares instalados ao longo de todo o túnel, tornando o meio 100% renovável. Recentemente, a empresa lançou em Toulouse, na França, o protótipo de um Hyperloop que deve entrar em operação comercial em 2019.

 

Penzin destaca que o Hyperloop - projeto com unidades em 12 países - é um conjunto de tecnologias já existentes com um modelo de negócios ancorado no ser humano. “Possuímos um modelo de negócios que nos permite reunir talentos de todo o mundo no desenvolvimento de uma solução focada no conhecimento do usuário sem exceção. Temos centros de inovação e de pesquisa e desenvolvimento, além de parcerias com universidades que permitem produzir novas inovações para o transporte mundial”, explicou ele.

 

Após o encerramento do fórum, haverá a sessão de autógrafos do livro “Liderança nos Parques Científicos e Tecnológicos - O caso de Santa Catarina e suas similitudes com a Catalunha”, escrito por Roberto Rogério do Amaral, pós doutor em engenharia e gestão do conhecimento. O livro será lançado durante coquetel oferecido a participantes do Fórum, na própria sede da Softplan.

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados