Folhablu | Grupo de apoio para familiares de portadores de Alzheimer inicia em outubro


Grupo de apoio para familiares de portadores de Alzheimer inicia em outubro

Publicado em: 2018-09-25 16:25:30

 

Inicia em outubro o grupo de apoio dos cuidados à psicoeducação do Alzheimer, voltado para os familiares e cuidadores de pessoas com a doença. A iniciativa é dos estudantes Bruna Nasário e Fabrício de Souza, da oitava fase do curso de Psicologia da Unisul, e faz parte do Estágio em Intervenção em Saúde Mental.

 

No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência. Em todo o mundo, ao menos 44 milhões de pessoas vivem com demência, tornando a doença uma crise global de saúde que deve ser resolvida.

 

Os encontros têm início no dia 5 de outubro e mais sete reuniões estão previstas até o final do ano, sempre nas sextas-feiras, das 19h às 20h. O grupo se reunirá no Serviço de Psicologia da Unisul, no campus Tubarão.

 

O objetivo do grupo é criar um espaço onde familiares e cuidadores possam falar sobre a experiência e criar uma rede de apoio. “Em Tubarão este é o primeiro grupo voltado para estas pessoas. Sabemos que o Alzheimer é uma doença progressiva e que causa muito estresse em quem está ao redor do paciente. Esse estresse também acarreta sintomas físicos, como hipertensão e insônia”, relata uma das coordenadoras do projeto, Bruna Nasário. “Olhando para o cuidador vamos também olhar para o paciente, já que o cuidado que ele vai ter com o portador da doença é influenciado pelo seu próprio bem-estar”, complementa.

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados