Folhablu | Adequação ao eSocial ainda enfrenta desafios como falta de informação e preparo das empresas


Adequação ao eSocial ainda enfrenta desafios como falta de informação e preparo das empresas

Publicado em: 2018-12-06 11:09:35

Sistema que visa unificar o envio das informações trabalhistas ao governo federal, o eSocial completa um ano da primeira fase de obrigatoriedade em janeiro de 2019. E para discutir os desafios do projeto, uma audiência pública foi realizada na última quinta-feira, dia 29 na Câmara dos Deputados. Especialistas de diversos órgãos estiveram presentes, discutindo melhorias para otimização das novas fases do eSocial.

 

Evandro Mees dos Santos, diretor de Serviços da Senior, empresa de software que processa cerca de 20% de toda a folha de pagamento do país, destacou pontos cruciais da iniciativa. “Entendemos que é uma grande oportunidade de reduzir a burocracia a partir de uma base única de dados, que vai trazer mais produtividade para as empresas, redução de tempo e esforço pra atender a todas estas obrigações legais”, afirmou.

 

De acordo com Evandro, alguns pontos ainda tornam desafiador o sucesso nas novas fases de implantação do eSocial. “Houve uma divulgação muito tímida em relação ao projeto, o que gerou uma série de dúvidas nas empresas. Em contrapartida, com as obrigações de prazos chegando, houve uma dificuldade tanto operacional quanto de cultura nas empresas. Muitas delas sequer acreditavam que de fato o projeto aconteceria. Nos últimos meses tivemos ainda sucessivas adequações, com prazos extremamente curtos, que exigem um grande esforço das companhias”, pontua.

 

A Senior tem se posicionado como apoiadora na implantação do eSocial. Para contornar os desafios destacados por Evandro, a companhia investe 14% da sua receita em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI). Processa, mensalmente, cerca de 6 milhões de folhas de pagamento e criou conteúdo completo sobre o eSocial para apoiar as organizações.

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados