Folhablu | Representante do Clube de Xadrez de Blumenau fala sobre os cem anos da instituição na Câmara


Representante do Clube de Xadrez de Blumenau fala sobre os cem anos da instituição na Câmara

Publicado em: 2017-03-13 10:42:23

A diretora esportiva do Clube de Xadrez de Blumenau, Regina Ribeiro, ocupou a tribuna livre da Câmara de Vereadores de Blumenau para falar dos 100 anos da instituição. Destacou que o clube é o segundo em atividade do Brasil. Ponderou que a cidade de Blumenau tem sido referência nas competições disputadas em Santa Catarina, no país e até mesmo no exterior. “O Clube de Xadrez de Blumenau é uma família, que inclusive é o lema da Federação Internacional de Xadrez”, afirmou. Destacou que os pais dos alunos mantêm uma tradição desde 1917, quando foi fundado o clube de xadrez da cidade. Citou uma frase de Lindolf Bell - “Menor que meu sonho não posso ser” - e sustentou dizendo que foi acreditando nos sonhos do grupo que o clube completou 100 anos de atividade.

 

Regina cumprimentou o presidente do clube, Fábio Dobuchak, e lembrou o primeiro presidente que iniciou a história do xadrez na cidade. Fazendo referência ao Dia Internacional da Mulher, enalteceu as mulheres que atuam no esporte. “Nós temos uma tradição de guerreiras também na modalidade do xadrez”.

 

Regina Ribeiro agradeceu a FMD - Fundação Municipal de Desportos -, que dá apoio para que novos enxadristas surjam na cidade. Agradeceu patrocinadores que mantêm o esporte vivo na cidade e também lembrou dos professores de educação física que levam o xadrez até os alunos de Blumenau.

 

A diretora do clube de xadrez disse que este é um momento muito especial vivido por aqueles que se dedicam ao esporte. “Os jovens que estão aqui hoje são campeões estaduais”. Falou ainda da programação para 2017. Citou a vinda do Campeonato Brasileiro Escolar de Xadrez, em setembro. “A expectativa é de 1.500 escolas do país participem. Será o maior evento escolar do Brasil”. Falou do Aberto Internacional, em julho, e do Festival Catarinense da Criança. “A cidade de Blumenau é referência na organização de eventos e sempre busca oferecer o melhor aos participantes” defendeu.

 

Ao final, Regina Ribeiro leu um trecho do livro do escritor Demétrio Schead, que disse que o jogo sempre foi disputado com animação pelos primeiros colonizadores de Blumenau. Desejou que assim continue por muitos anos. “Nossa história continua e temos orgulho de fazer parte dela”, finalizou.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial