Folhablu | Prefeitura mantém equipes em alerta para atender ocorrências da chuva


Prefeitura mantém equipes em alerta para atender ocorrências da chuva

Publicado em: 2018-04-01 12:11:36

Na tarde deste sábado, dia 31, Blumenau foi atingida por uma forte chuva que gerou alagamentos e deslizamentos, sobretudo na região do bairro Itoupavazinha, que registrou mais de 101 milímetros de água num período de três horas - lembrando que a média prevista para o mês de março é de 147 mm. Até o início da noite, choveu, em média, 47,1 mm por toda a cidade, quantidade superior à soma dos dois últimos dias. A Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão (Sedeci), por meio da Defesa Civil, recebeu até o momento 65 ocorrências no município. O vice-prefeito Mário Hildebrandt e o diretor de Defesa Civil, Adriano da Cunha, reuniram-se na sede da prefeitura para acompanhar a situação e coordenar as primeiras ações emergenciais.

 

De acordo com o Alertablu, a previsão indica que não haverá chuvas consideráveis no perímetro de Blumenau nas próximas horas. Neste domingo, dia 1º, o sol deve aparecer com intensidade até o início da tarde, favorecendo a elevação da temperatura. A partir do fim do dia, uma frente fria e o calor potencializam as áreas de instabilidade, que provocam pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas. Há risco de temporal com rajadas de vento e chuva intensa em curto período de tempo.

 

Portanto, a comunidade deve permanecer em alerta para possíveis situações de alagamentos e desbarrancamentos. A orientação da Defesa Civil é de que aquelas pessoas que não precisam sair de casa e estão em local seguro não circulem pelas ruas, já que muitas ainda estão com água sobre a pista. Cidadãos que estiverem em situação de risco, com possibilidade de deslizamentos, queda de árvores, rachaduras ou problemas com energia elétrica, a orientação é de que se dirijam para um local seguro. Neste momento, não há nenhum abrigo aberto na cidade. Em caso de necessidade de ativação, a Prefeitura de Blumenau seguirá as diretrizes estabelecidas no plano de contingência e fará o aviso prévio nos meios de comunicação oficiais.

 

Às 21 horas, a leitura do Rio Itajaí-Açu apontava um nível de 3,22 metros, ou seja, ainda dentro do estado de vigilância. Segundo a Celesc, das mais de 150 mil unidades consumidores do município, cerca de 14,5 mil estavam sem luz. A Defesa Civil segue em estado de plantão pelo telefone 199.

 

Informações da Secretaria Municipal de Educação (Semed) dão conta de que três unidades de ensino foram atingidas pela chuva: a EBM Machado de Assis, na Itoupava Seca; o Cei Paulo Freire, na Itoupava Central; e o Cei Maike Andresen Deeke, no Badenfurt. Por outro lado, não há relatos de que unidades de saúde tenham sofrido algum dano decorrente do episódio. Neste domingo, dia 1º, servidores municipais farão a limpeza dos espaços. Na ocasião, as equipes da Defesa Civil, da Companhia Urbanizadora de Blumenau (Urb) e da Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) estão nas ruas para avaliar os estragos causados pelo evento climático e prestar atendimento à comunidade.

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial