Folhablu | Prefeito entrega certificação da Onu para integrantes do Gides em Blumenau


Prefeito entrega certificação da Onu para integrantes do Gides em Blumenau

Publicado em: 2017-06-21 16:42:31

O prefeito Napoleão Bernardes entregou nesta quarta-feira, dia 21, os Certificados de Distinção do Prêmio Sasakawa para 13 colaboradores da prefeitura que conduzem o Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides) em Blumenau.

 

Em 25 de maio, o Gides foi anunciado como um dos três melhores projetos do mundo na área de prevenção e resposta a desastres naturais. O anúncio do Prêmio Sasakawa ocorreu em Cancun, no México. A premiação, realizada a cada dois anos, é concedida pelo Escritório da Onu para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR) e pela Nippon Foundation, instituição japonesa.

 

"Quero aqui reconhecer a satisfação e o orgulho de termos colegas de governo tão comprometidos, dedicados e empenhados, que se doaram de modo muito vocacionado para a obtenção desse grande resultado. Blumenau mostrou que continua dando a sua contribuição para desenvolver novas respostas aos novos desafios, gerar conhecimentos e tecnologias que possam auxiliar outros municípios e estados", enfatizou o prefeito Napoleão Bernardes.

 

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Mário Hildebrandt e dos secretários cujas secretarias estão de alguma forma envolvidas no projeto: Rodrigo Quadros, da Defesa do Cidadão; Marcelo Schrubbe, da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana; Régis Evaloir da Silva, da Infraestrutura Urbana; e Ivo Bachmann, responsável pelo Desenvolvimento Urbano. Também participaram os vereadores Sylvio Zimmermann, Alexandre Caminha e Gilson de Souza.

 

Os colaboradores que receberam a certificação foram: Adriano da Cunha, Ana Maria Barbato da Silva, Andreia Lina Maul Rausch, Eloir Maoski, Gerson Lange Filho, Juliana Mary de Azevedo Ouriques, Lawrence Silva Campos, Luís Henrique Beduschi, Mauricio Pozzobon, Rafael Lothar Wruck, Roger Schreiber, Stephanie Louise Haeffner Nascimento Soares e Valdeci Dutra.

 

O Gides foi criado em agosto de 2013, fruto de parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), e contemplou os municípios cariocas de Nova Friburgo e Petrópolis, além de Blumenau, um dos que mais sofreu com as consequências dos desastres naturais de 2008. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de metodologias e políticas voltadas ao gerenciamento e à avaliação dos riscos de desastres relacionados a movimentos de massa.

 

O projeto está gerando quatro manuais para resposta, avaliação e mapeamento de áreas de risco que precisarão ser seguidos por todas as prefeituras que pleiteiam recursos junto à União, para obras de prevenção, recuperação e expansão. Em 20 de outubro, Blumenau deverá receber integrantes do governo federal para entrega desses manuais e encerramento formal do Gides no município.

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial