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Nova Humberto de Campos: dos transtornos de hoje aos benefícios à população amanhã

Publicado em: 2018-02-06 17:57:21

Se você está entre os milhares de blumenauenses que se utilizam diariamente da Rua Humberto de Campos, na Velha, certamente está impaciente com os transtornos causados pelo início das obras de duplicação daquela via. E há uma grande chance de ver a impaciência chegar ao limite a partir da próxima semana, quando toda a rede de ensino estará de volta às aulas.

 

Nem tudo é espera e resiliência, porém. Como diz o ditado, não há mal que sempre dure. E os transtornos causados têm data para terminar. Segundo a Prefeitura de Blumenau, a interdição da Rua Humberto de Campos seguirá até o mês de novembro. Já o prazo para a conclusão da obra é o fim de 2019. Quando estiver com seus 1,3 quilômetro de duplicação concluídos, a nova Humberto de Campos representará um evidente aumento da capacidade viária de Blumenau. A região é um dos gargalos do trânsito da cidade. Com a duplicação, os problemas de mobilidade serão fortemente atenuados.

 

“De todas as obras que faremos com o recurso do financiamento do Bid, esta é sem dúvidas a mais complexa. Sabemos que depois que for concluída, será um grande avanço para a cidade, mas até lá contamos muito com a paciência da comunidade. O trecho atingido será de 1,3 km e demandará muito trabalho das equipes, além da atenção redobrada dos motoristas que passarem pelo local”, destacou o prefeito Napoleão Bernardes.

 

“Será uma obra bastante complexa e por isso o prazo de execução dela é de dois anos. Além do alargamento da via, da implantação de novos passeios com acessibilidade, ciclovias, travessias de pedestres e cruzamentos com semáforo, a nova Humberto de Campos receberá um trabalho de macrodrenagem, que evitará os alagamentos que acontecem hoje, quando o volume de chuvas é muito grande”, ressaltou Mário Hildebrandt, vice-prefeito e secretário de Projetos Especiais.

 

Ao custo de cerca de R$ 18 milhões, as obras de duplicação da Rua Humberto de Campos abrangem o trecho entre o Terminal da Proeb e a Rua Marechal Deodoro. A primeira etapa da obra está concentrada entre o Terminal da Proeb e a Rua Alberto Stein, área que está interditada. No trecho ocorrem os trabalhos de instalação da galeria de macrodrenagem para evitar alagamentos, reconstrução das calçadas, reajuste das pistas e novo pavimento. O período estimado para esta etapa da duplicação é de 9 meses. Naquela região, a nova Humberto de Campos contará com quatro pistas - duas em cada sentido -, novos passeios com acessibilidade, ciclovias, travessias de pedestres e cruzamentos semaforizados. No segundo trecho da duplicação, entre a Rua Alberto Stein e a Marechal Deodoro, a nova Humberto de Campos ganhará ainda duas novas pistas, ficando com três para cada sentido, sendo uma delas preferencialmente para o transporte coletivo.

 

O período de espera é longo. Mas há que se ter paciência. Pois o prazo para o fim das filas intermináveis na região parece ter data para acabar.

 

 

Por Fábio Souza

 

 

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