Folhablu | Lixo retirado da rede de esgoto será exposto na abertura do Junho Verde


Lixo retirado da rede de esgoto será exposto na abertura do Junho Verde

Publicado em: 2018-06-04 14:46:22

O que é retirado da rede de esgoto? Se você respondeu que são os resíduos gerados em instalações hidráulico-sanitárias como cozinha, chuveiro, pia, vaso sanitário e área de serviço, sua resposta está errada. Deveria ser somente isso, mas a falta de conscientização faz com que, mensalmente, cerca de 12 toneladas de lixo sejam retiradas da rede de esgoto em Blumenau. Um pallet mostrando esses itens, que vão desde fio dental até par de tênis, estará em exposição na Praça Victor Konder nesta terça-feira, dia 5, durante a abertura do Junho Verde, promovido pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema).

 

A iniciativa da BRK Ambiental, empresa responsável pelo serviço de esgotamento sanitário na cidade, visa alertar a população sobre objetos inusitados e que até podem parecer inofensivos, mas que prejudicam o processo de coleta e tratamento de esgoto. Hoje, todo lixo retirado do sistema pela concessionária é enviado a um aterro sanitário controlado para destinação correta. “O descarte de lixo na rede de esgoto gera muitos transtornos e prejuízos não somente para nós enquanto empresa, mas para nós enquanto cidadãos. Esses objetos são os grandes responsáveis por obstruções na tubulação, o que pode provocar vazamento de esgoto no interior das residências ou na rua, gerando um problema maior de saúde pública”, explica o gerente de Operações da BRK Ambiental em Blumenau, Guilherme Pimentel.

 

Após o evento na praça em frente à prefeitura, o pallet ficará em exposição na ETE Fortaleza durante as visitas do programa Portas Abertas, onde a comunidade se inscreve para conhecer a estrutura e todo o processo de tratamento de esgoto. Inclusive, outra ação do Junho Verde será uma visita à estação no dia 12 de junho. O Roteiro dos Resíduos Sólidos e Saneamento ainda passará pelo Reciblu e pelo aterro sanitário na Vila Itoupava. Quem quiser participar, pode se inscrever pelo telefone 3381-6199. Um ônibus partirá da rua Getúlio Vargas, fundos do estacionamento da Faema, às 7h30.

 

Este é o terceiro ano do Junho Verde em Blumenau, que concentra uma série de ações de instituições públicas e privadas, coordenadas pela Faema e pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local, com o intuito de aumentar a preocupação com os cuidados ambientais por parte da sociedade através de debates e atividades abertas para toda a comunidade. Em 2018, o tema será 'Sustentabilidade socioambiental em ação'. A programação completa está no site da Prefeitura de Blumenau.

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados