Folhablu | Inclusão no cardápio: Cafeteria Especial chega a Blumenau em dezembro


Inclusão no cardápio: Cafeteria Especial chega a Blumenau em dezembro

Publicado em: 2018-09-25 17:51:43

 

Uma alteração genética no organismo humano é a responsável por uma bela ação de inclusão e solidariedade prestes a ocorrer em Blumenau. Em dezembro, abre suas portas na cidade a Cafeteria Especial, a segunda do gênero no país. O empreendimento, que estará localizado na Rua Uruguai, na Ponta Aguda, terá na inclusão a "cereja do bolo". Além dos cuidados com detalhes como o cardápio em braile, espaço adaptado aos padrões de acessibilidade e uma linha especial de alimentos sem glúten, sem lactose e vegetariana, a Cafeteria Especial contará com o atendimento de pessoas portadoras da síndrome de Down.

 

A iniciativa partiu dos empresários Giorgio Sinestri e Delfino Andrade, donos da Educare Desenvolvimento Humano. Em 2017, eles conheceram o projeto da primeira cafeteria atendida por pessoas com a síndrome de Down. A ideia estava plantada na cabeça da dupla. De volta a Blumenau, Giorgio e Delfino deram início ao projeto Culinária Down, em parceria com a associação Sorrir para Down. O projeto tinha como finalidade oferecer aulas de gastronomia e atendimento ao público aos associados maiores de 12 anos. Em 2018, a ideia deu frutos, com a inauguração, em dezembro, daquela que será a primeira cafeteria inclusiva do Sul do país.

 

A Cafeteria Especial terá no cardápio os tradicionais salgados, doces e tortas da região, lanches especiais sem glúten, sem lactose e vegetarianos, além do café espresso e da opção de café coado de forma tradicional. O atendimento ao público será realizado por pessoas com a síndrome de Down, em uma parceria com a associação Sorrir para Down e a Apae. Segundo os empresários, parte dos lucros do empreendimento será destinado às duas entidades. Todos os atendentes serão registrados legalmente conforme a CLT.

 

Para tornar o projeto da cafeteria viável, foi criada uma campanha de financiamento coletivo, onde qualquer pessoa poderá contribuir com a concretização do projeto. A campanha segue até o dia 14 de outubro. Para colaborar na campanha de financiamento coletivo, basta acessar o endereço www.educareforma.com.br/cafeteriaespecial e escolher qualquer valor para doação.

 

A síndrome de Down é uma alteração genética causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, o chamado "cromossomo do amor". Impossível desacreditar quando se vê a empolgação e alegria que essa turma com um cromossomo a mais vem dedicando aos treinamentos. Logo toda a população de Blumenau terá a chance de comprovar o poder de transformação desse cromossomo a mais. Com inclusão, muito amor e um saboroso cafezinho.

 

 

Por Fábio Souza

 

 


Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 99210 7635
Redação Brasil: webmaster@folhablu.com.br | Redação Santa Catarina: blumenau@folhablu.com.br | Comercial: comercial@folhablu.com.br | Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: folhablu | WhatsApp: (47) 99210 7635
Blumenau - SC
Todos os direitos reservados