Folhablu | Alunos do Espaço de Educação Maker de Blumenau ficam com o primeiro lugar no Desafio da Robótica em Brasília


Alunos do Espaço de Educação Maker de Blumenau ficam com o primeiro lugar no Desafio da Robótica em Brasília

Publicado em: 2018-07-12 15:44:28

Alunos de 23 estados e do Distrito Federal conduziram robôs em missões relacionadas ao dia a dia da indústria no Desafio da Robótica em Brasília. Uma mesa automatizada com sensores mostrou em tempo real no painel a pontuação de cada etapa das provas.

 

Na semana passada, o Desafio de Robótica da Indústria mobilizou estudantes de escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) durante a Olimpíada do Conhecimento em Brasília. No total 48 equipes do Distrito Federal e de 23 estados brasileiros estiveram presentes no desafio.

 

Referência nacional, o Serviço Social da Indústria (Sesi) vem preparando estudantes em todo o país para serem futuros profissionais capacitados para atuar em áreas estratégicas das indústrias. Aprender a programar, ler algoritmos, se deparar com problemas e encontrar soluções. Tudo isso faz parte da rotina de quem aprende com a robótica, área considerada essencial para a Indústria 4.0.

 

A novidade desta edição da competição é que os robôs de Lego, montados pelos próprios alunos, realizaram missões estritamente relacionadas à realidade da indústria. Os desafios incluíram simulações de tarefas que envolvem oito setores industriais: veículos automotores; celulose e papel; construção civil; frigorífico; máquinas e equipamentos; mineração; têxtil; e panificação.

 

Ivan Boesing, consultor do Sesi e coordenador Nacional da First Lego League (FLL) destaca que, “O objetivo do desafio foi reproduzir pequenas etapas de cada um dos principais processos industriais. O evento estreia uma tecnologia inédita, que é a mesa automatizada, com sensores que permitem o acompanhamento da pontuação de cada equipe em tempo real no painel eletrônico’, afirma.

 

Na arena de missões, composta por três mesas, duas equipes se enfrentaram, cada uma usando inicialmente uma mesa lateral. O desafio consistiu em duas etapas, totalizando quatro minutos. Na primeira, de dois minutos, os robôs foram guiados de forma autônoma. Na segunda fase, na mesa central, foram controlados pelos estudantes por meio de controle remoto, joystick ou smartphone com bluetooth.

 

A equipe de Blumenau, TechMaker, uma das três representantes de Santa Catarina, ficou em primeiro lugar no individual por equipes.

 

A equipe nasceu em 2016, com a até então jornada de educação tecnológica e com o nome de Rip - robos inteligentes e perfeitos. No seu primeiro ano de existência, com a participação em seu primeiro torneio de robótica obteve o reconhecimento pelo seu excelente trabalho com o prêmio de estratégia e inovação. No ano de 2017 com a inauguração do Espaço de Educação Maker do Sesi, a equipe deu continuidade em seus trabalhos com a utilização de todos os recursos disponíveis neste espaço. Neste ano a equipe teve a sua primeira participação na OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica), conquistando o prêmio de inovação. No mesmo ano teve sua segunda participação na First Lego League, obtendo mais um prêmio de estratégia e inovação, além de ter conquistado o sexto lugar geral da competição, ficando como primeiro suplente a vaga no torneio nacional.

 

Nas etapas, foram simuladas situações reais da indústria. Na mineração, os robôs precisaram desobstruir dutos de petróleo e gás. Na panificação, a missão foi automatizar o forno. No frigorífico, o robô precisou chegar no menor tempo possível para acionar o botão do freezer antes que os produtos sofressem aquecimento. Na construção civil, os estudantes precisaram empilhar três blocos pré-moldados para simular a construção de um prédio. Na mesa central, os robôs forneceram os componentes que foram levados até a linha de produção veicular para a montagem de carros, no conceito da Indústria 4.0.

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial