Folhablu | Zagueiro Gomes é um exemplo de superação


Zagueiro Gomes é um exemplo de superação

Publicado em: 2018-09-08 10:36:02

 

Quando desistiu da função de auxiliar técnico - com histórico no Guarani em 2006 -, o ex-zagueiro Gomes fixou residência em Campinas e passou a atuar como representante comercial. Édson Gomes Bonifácio, que neste 9 de setembro vai completar 62 anos de idade, é um exemplo de superação, pois da desconfiança inicial chegou à seleção brasileira em 1979, durante a Copa América.

 

A trajetória de atleta desse capixaba de Vitória de 14 anos foi marcada por títulos, os principais do Campeonato Brasileiro de 1978 e 1985 no Guarani e Coritiba, respectivamente.

 

No Guarani, a responsabilidade foi substituir Amaral, que havia se transferido ao Corinthians. Ele chegou em 1977 conhecido pelo apelido de "Nega", mas o pedido para identificação pelo nome foi aceito. O segundo desafio foi se aplicar nos treinamentos e ser recompensado pela melhoria considerável de rendimento. Pelo clube ele disputou a Libertadores da América, desligando-se em 1980.

 

No Coritiba, não se cansa de elogiar o trabalho do saudoso treinador Ênio Andrade, que extraiu o máximo possível da equipe com aquela formação: Rafael; André, Gomes, Heraldo e Dida; Almir, Marildo e Tobi; Lela, Índio e Édson.

 

Após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar e prorrogação, a definição se estendeu às cobranças de pênaltis. Com acerto na primeira sequência de cinco para cada lado, o Coxa teve aproveitamento na cobrança alternada através de Gomes, enquanto o Bangu desperdiçou com Ado.

 

A carreira foi iniciada no extinto Saad de São Caetano do Sul em 1975 e prolongada até 1989 no Goiás, onde conquistou três títulos do regional goiano. Ele repetiu conquista regional no Sport, assim como constam curtas passagens por Santos, Bragantino e Uberlândia.

 

Contratado pelo Corinthians em 1981, o período na reserva recomendou empréstimo ao Criciúma, mas no retorno participou do título paulista da temporada seguinte. Segundo o Almanaque do Corinthians, de Celso Dario Unzelte, ele disputou 71 partidas pelo clube, obtendo 36 vitórias, 24 empates e 11 derrotas. Marcou apenas um gol contra a Portuguesa de Desportos, em 1981.

 

Por Ariovaldo Izac

ariovaldo-izac@ig.com.br

 

 


Fale com a Folhablu

Fones: (47) 3232 7154 | 9138 4105
Redação: webmaster@folhablu.com.br
Comercial: comercial@folhablu.com.br
Financeiro: financeiro@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br

Blumenau – SC
Folhablu notícias e publicidade digital - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial